Governo libera mutirão de emissão da nova CIN neste sábado (26/10)
Cidadãos poderão aproveitar este sábado (26) para retirar a nova Carteira Nacional de Identidade (CIN); veja detalhes
Você já solicitou a sua nova carteira de identidade nacional (CIN)? Esse documento já está nas mãos de milhões de brasileiros de todo o país. O fato, no entanto, é que muita gente ainda não conseguiu retirar essa documentação justamente por conta da falta de tempo hábil.
A boa notícia é que o governo deverá abrir neste sábado (26) uma espécie de mutirão de atendimento especial para emissão da nova CIN. O evento é gratuito, e pode ser a oportunidade para que trabalhadores retirem a sua documentação em um dia de folga.
O serviço da CIN
De acordo com as informações oficiais, o mutirão será realizado pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vinculado ao governo do estado da Bahia. Por isso, este sistema deverá atender apenas os municípios desta unidade da federação.
A ideia do governo local é realizar o mutirão em 14 unidades do interior. Em todos os casos, o atendimento ao público será das 8h às 12h. É importante destacar que será necessário realizar uma espécie de agendamento prévio para participar do evento.
As cidades contempladas com o mutirão são:
- Alagoinhas;
- Brumado;
- Conquista I e II;
- Feira I e II;
- Guanambi;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Jequié;
- Juazeiro;
- Porto Seguro;
- Senhor do Bonfim;
- Valença.
Como realizar o agendamento
De acordo com o governo local, o agendamento prévio precisa ser feito através de aplicativo do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Esse procedimento pode ser feito de maneira remota através do portal oficial.
Também existe a possibilidade de realizar o agendamento pelos números (71) 4020-5353 (ligação de celular) / 0800 071 5353 (ligação de fixo).
No sábado (26), é preciso levar consigo uma série de documentos como a sua certidão de nascimento, ou de estado civil. Caso a sua certidão original esteja plastificada, também é importante levar uma cópia.
Sou obrigado a solicitar a nova carteira de identidade?
De acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o novo RG é sim obrigatório. Isso quer dizer que, de um jeito ou de outro, todos os brasileiros precisarão trocar o seu documento em algum momento para aderir ao novo sistema.
Mas isso não quer dizer que você precisa ir correndo até uma sede do governo do seu estado para solicitar esta troca. Isso porque a antiga carteira ainda não perdeu a validade e poderá seguir sendo usada por mais algum tempo.
O plano geral do governo federal é aplicar uma mudança gradativa, de modo que o documento poderá ser trocado aos poucos. Em regra geral, os brasileiros terão até o próximo dia 28 de fevereiro de 2032 para realizar a troca do RG.
A ideia do documento é unificar o registro geral do RG em todas as unidades da federação por meio de cadastro de pessoas físicas (CPF). De acordo com o ministério da Gestão, essa medida visa “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.
A nova CIN
A nova forma de identificação nacional começou a ser emitida ainda no ano de 2022, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a grande maioria das mudanças que foram implementadas. São elas:
- A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone;
- Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o MRZ. Desta forma, pode ser utilizada como documento de viagem;
- Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo GOV.BR);
- É válida em todo o território nacional;
- Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.