A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma iniciativa do governo que busca proporcionar descontos na conta de luz para consumidores de baixa renda. Essa medida visa garantir o acesso à energia elétrica de forma mais acessível e igualitária, beneficiando milhões de famílias em todo o Brasil.
A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada em 2002, pela Lei nº 10.438, e é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa iniciativa permite que consumidores residenciais de baixa renda paguem menos pela eletricidade fornecida pelas distribuidoras. Os descontos podem chegar a 100% do valor da conta de luz, dependendo do consumo mensal e dos critérios estabelecidos.
Para ter direito aos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica, as famílias precisam atender a alguns requisitos estabelecidos pelo governo. Os principais são:
Os descontos oferecidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica variam de acordo com o consumo mensal de cada família. Existem três faixas de desconto:
Vale ressaltar que para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único, as condições são diferentes. Para essas famílias, os descontos são os seguintes:
Atualmente, a Tarifa Social de Energia Elétrica é concedida automaticamente para as famílias que estão inscritas no CadÚnico. No entanto, caso a família atenda aos requisitos de renda per capita familiar de meio salário mínimo e ainda não esteja cadastrada, é importante fazer o requerimento do benefício nos Cras e obter mais informações sobre o processo.
Os custos da Tarifa Social de Energia Elétrica são cobertos pela Conta de Desenvolvimento Econômico (CDE). A cada ano, a ANEEL define as cotas da CDE que serão pagas pelas distribuidoras de energia. Além de subsidiar a conta de energia de famílias de baixa renda, a CDE também financia outros programas e descontos tarifários, como o Programa Luz Para Todos, que tem como objetivo universalizar o acesso e o uso da energia elétrica no Brasil.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma importante iniciativa do governo brasileiro para garantir o acesso à energia elétrica de forma mais acessível e igualitária para as famílias de baixa renda. Por meio desse programa, milhões de famílias têm a oportunidade de pagar menos pela eletricidade consumida, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dessas pessoas. É fundamental que as famílias que se enquadrem nos critérios estabelecidos solicitem o benefício e aproveitem os descontos oferecidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica.