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Economia
Governo confirma que PAC prevê mais de 300 obras em rodovias e ferrovias
Na última sexta-feira (11), o governo federal anunciou detalhes sobre a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um dos pontos que mais chamou atenção na lista, é que existe a previsão de investimentos em mais de 300 empreendimentos rodoviários e ferroviários.
Os números consideram as ferrovias e rodovias que serão construídas ou melhoradas pelo poder público, ou ainda por concessões à iniciativa privada. Ao todo, o governo federal anunciou que deverá gastar cerca de R$ 280 bilhões com estas obras. Destes, R$ 79 bilhões são investimentos públicos e outros R$ 201 bilhões em depósitos privados.
O investimento
Quase todas as unidades da federação deverão ganhar algum tipo de investimento do PAC para a construção, readequação ou melhoria da situação das suas estradas e ferrovias. Os prazos para as entregas das obras, no entanto, varia a depender da complexidade do processo.
Abaixo, você pode conferir algumas das principais promessas de obras que estão sendo feitas dentro do PAC apenas considerando as propostas de melhorias nas ferrovias e rodovias. Assim, o cidadão pode conferir o que está sendo implantado em seu estado.
São Paulo: R$ 179,6 bilhões
Implantação de túnel Santos – Guarujá, Extensão da Linha 2 Verde do Metrô – Vila Prudente – Penha – Guarulhos;
Trem de Passageiros São Paulo – Campinas dentro do sistema do PAC;
Minas Gerais: R$ 171,9 bilhões
Concessão/duplicação da BR 381 – Governador Valadares – Belo Horizonte;
as concessões das BR 153, 262 e 040;
a construção da BR 367 – Salto da Divisa – Almenara;
a Construção da BR 135 – Manga – Itacarambi;
Sergipe: R$ 136,6 bilhões
Duplicação da BR-101 – Sul e Norte;
Bahia: R$ 119,4 bilhões
Duplicações das BR 101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana;
BR-116, de Serrinha a Feira de Santana;
BR 242, de Barreiras a Luis Eduardo Magalhães;
a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio;
Paraná: R$ 107,2 bilhões
Construção do Contorno Leste de Guaíra – BR 163,
a Construção da BR 487 (Boiadeira – Serra dos Dourados – Cruzeiro do Oeste);
Maranhão: R$ 93,9 bilhões
Adequação da BR-135/316 – Miranda do Norte – Timon;
a adequação da BR-267 – Alto Caracol – Porto Murtinho.
Paraíba: R$ 36,8 bilhões
Duplicação da BR 230 (Campina Grande – Farinha);
a Adequação da BR 230 (Cabedelo – Oitizeiro).
Rondônia: R$ 29,6 bilhões
Ponte Internacional de Guajará-Mirim;
a Travessia Urbana de Ji-Paraná.
Roraima: R$ 28,6 bilhões
Restauração da BR 174;
a Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista.
Amapá: R$ 28,6 bilhões
Construção da BR-156 Norte e Sul.
Acre: R$ 26,6 bilhões
Restauração da BR 364;
ponte sobre o Rio Juruá.
O Novo PAC
O governo federal confirmou que o novo PAC vai contar com um investimento total de R$ 371 bilhões que virão do orçamento da União. Este patamar considera não apenas as obras nas ferrovias e rodovias, mas em uma série de outros processos.
Dentro do novo PAC, o setor privado vai contar com um investimento de cerca de R$ 612 bilhões. Já as estatais deverão entrar com R$ 343 bilhões. A Petrobras, por exemplo, é uma das empresas que vai fazer parte do projeto.