Mensagens enviadas para o celular alertam sobre compras de milhares de reais feitas no cartão de crédito e orientam o consumidor a ligar para um número de 0800 do banco caso não reconheça a transação.
Porém, esse número é falso, e ao fazer contato, o cidadão cai em um golpe onde é orientado a fornecer dados pessoais e bancários ou instalar software no celular, o que pode resultar em prejuízo financeiro. Esse é o famoso golpe do falso 0800, que voltou a ser aplicado em nome de grandes bancos e redes varejistas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que os golpistas também usam o artifício de afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão prestes a vencer. Nesse caso, eles também orientam o cliente a ligar para uma central telefônica falsa ou enviam um link de um site fraudulento que induzirá o cliente a fornecer dados bancários e pessoais.
Além disso, há casos de mensagens sobre falsos prêmios que levam o cliente a ligar para o golpista.
Diante dessa ameaça, é importante tomar algumas medidas para se proteger contra o golpe do falso 0800. A economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), orienta:
“A orientação primordial é não responder à mensagem de texto, não ligar para os números indicados e não clicar em qualquer link. Se não for o banco do qual você é correntista, simplesmente ignore.
Se for do seu banco e tiver qualquer dúvida, entre no aplicativo que costuma usar, ligue para a sua gerente ou para o telefone informado nas páginas oficiais da instituição.”
É importante ficar atento aos sinais de golpe. Emilio Simoni, CEO da AHT Security, destaca que uma das características desses golpes é o texto sempre com mensagens alarmantes. Ele aconselha a ter cuidado com mensagens que chegam com tom alarmante, seja por SMS, aplicativos de mensagem ou redes sociais.
Além disso, é fundamental não clicar em links nem ligar para telefones associados a essas mensagens, mesmo que sejam números 0800 ou 4004. Também é crucial evitar compartilhar dados pessoais e tokens de acesso.
Os bancos estão cientes desse tipo de golpe e disponibilizam meios para que os consumidores denunciem tentativas de fraude e se informem sobre as novas armadilhas no mercado. Veja a seguir algumas orientações de bancos específicos:
O Bradesco reforça que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto. Caso receba alguma mensagem suspeita, o cliente deve encaminhá-la para o canal de denúncias evidencia@bradesco.com.br.
O banco avaliará as denúncias e contatará as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pela instituição. Dicas de segurança podem ser consultadas no site do banco.
O Banco do Brasil alerta que o prefixo 0800 é utilizado por muitas empresas para ganhar a confiança das vítimas, mas isso não é uma chancela de credibilidade. Os clientes não devem digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea.
Os bancos podem ligar para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nessas ligações. O banco disponibiliza informações sobre golpes em seu blog.
O Nubank alerta as pessoas com dicas e orientações de proteção contra a tática da falsa central de atendimento utilizada por fraudadores. O banco nunca liga ou envia mensagens solicitando que os clientes compartilhem senhas, tokens ou códigos de segurança.
Além disso, não solicita a realização de operações como baixar um aplicativo, efetuar um reconhecimento facial ou enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. O Nubank tem um canal de denúncias para tentativas de golpe ou fraude, e qualquer pessoa pode fazer uma denúncia.
O Santander orienta seus clientes com campanhas recorrentes e disponibiliza conteúdos explicativos sobre os tipos de fraude e como se defender. É importante ressaltar que as senhas de acesso jamais devem ser informadas a terceiros, pois elas são de uso e guarda pessoais.
Fornecer a senha a alguém fragiliza a segurança. Além disso, os dados de movimentações dos clientes estão acobertados por absoluto sigilo bancário.
O Itaú recomenda que, ao suspeitar ou identificar um e-mail, SMS ou uma página falsa em nome do banco, o consumidor envie uma mensagem para emailsuspeito@itau-unibanco.com.br. Em caso de ser vítima de um golpe, a orientação é reportar imediatamente por meio dos canais oficiais do banco nos números: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).
Ademais, o golpe do falso 0800 é uma ameaça cada vez mais frequente. Para se proteger, é fundamental não responder às mensagens, não ligar para os números indicados e não clicar em links suspeitos. Os bancos estão atentos a essa prática e oferecem orientações e canais de denúncia para que os clientes possam se informar e denunciar tentativas de golpe.
Fique atento e proteja-se contra esse tipo de fraude, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e bancários.