Um golpe do Pix aplicado por criminosos tem ficado famoso e sem prestar a devida atenção muitas pessoas estão caindo na armadilha das quadrilhas especializadas. Por isso, veja abaixo como não correr riscos com golpes que envolvem o WhatsApp e o Pix.
Fique atento, pois os criminosos usam muito de engenharia social e também podem obter dados de gostos pessoais facilmente na internet por meio do Instagram ou Facebook, por exemplo.
O diálogo aplicado pelos criminosos é parecido, mas pode ser bem convincente – afinal o dinheiro deles podem vir apenas dos golpes.
Antes de tudo é importante deixar claro que este não é o único golpe criado com a utilização do Pix, mas vem crescendo atualmente.
Sem mais delongas veja como o golpe do Pix funciona: o criminoso se passa por algum parente ou amigo no WhatsApp, que você já tenha certa intimidade, e diz que não está conseguindo realizar uma transferência Pix para determinada conta e pede este “favor”.
Numa semana corrida ou até por desatenção muitas pessoas repassam o PIX sem de fato confirmar a identidade do amigo ou familiar. Acontecesse que com o Pix feito, não há mais como voltar atrás e você pode perder o seu dinheiro já que a transferência foi realizada diretamente para conta do estelionatário.
É comum que o criminoso apareça com um novo número de celular com justificativas diversas para mudança ou então clone o WhatsApp original de quem você conhece. Então com número conhecido ou novo – desconfie!
Confirme que o pedido de realizações de transferências é verdadeiro, mesmo se a mensagem parecer confiável. Veja abaixo algumas dicas de como se prevenir.
Para se prevenir neste tipo de golpe, você deve tentar contato direto com o número do seu amigo ou familiar que pede a transferência. Ligue para ouvir a voz da pessoa e tente conversar de forma que você consiga identificar se a pessoa mesmo que diz ser.
Uma outra opção ainda mais segura é realizar uma chamada de vídeo. Desta forma não há nem como o criminoso imitar a voz do seu amigo ou familiar.
Em caso de negativa para ligação ou chamada de vídeo, não faça a transferência, mesmo que o contato pareça confiável. Lembre-se que o golpe do Pix pode te deixar no prejuízo em poucos segundos após a transferência.
A recomendação é sempre confirmar se de fato você está falando com um criminoso ou então com seu familiar e amigo. As desatenções ou excesso de confiando podem doer no bolso.