Economia

Golpe do FGTS já atingiu 10 mil pessoas; aprenda a se proteger

Um famoso golpe do saque do FGTS, em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, tem feito cada vez mais vítimas. Segundo levantamento pelo menos 10 mil brasileiros já caíram neste tipo de crime. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (02) e são do Dfndr Lab, laboratório de segurança digital da PSafe.

Os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas e afirmam que serão liberados até R$ 3,9 mil do benefício o que não acontece. Na verdade, os estelionatários só querem roubar os dinheiros e dados pessoais das vítimas.

Como o golpe do FGTS é aplicado?

O golpe do saque do FGTS funciona de maneira simples, porém pode causar um grande estrago na sua vida financeira. Os criminosos entram em contato por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e enviam um link direcionando a vítima a um suposto site de cadastro,

O site na verdade é o início do golpe do FGTS. Os criminosos pegam seus dados e no caso de autorização de notificações podem ainda te enviar outros avisos que na verdade são golpes.

No site, para dar veracidade e convencer as pessoas, há depoimentos de supostos beneficiários da medida. Toda na verdade é criado e não passa de fraude.

Outro problema é que os criminosos também pedem que as próprias vítimas, sem saber que tudo não se passa de um golpe, enviem o link para outras pessoas.

Desta forma, o golpe do FGTS sempre terá continuidade, mesmo que os criminosos não enviem novos links maliciosos.

Veja também: Saque FGTS: Senador quer liberar NESTA situação

Como se proteger?

Se proteger do golpe do saque do FGTS pelo WhatsApp, Telegram ou facebook é mais simples do que parece. A recomendação é sempre que receber um link, suspeite.

Importante também verificar o site e seu endereço. Os criminosos chegam até a copiar o design da página verdadeira. Por isso, é importante ficar atento.

“Antes de compartilhar informações, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais, jornais e sites para confirmar se aquilo é realmente verdadeiro”, diz o laboratório

Há ainda outros golpes do FGTS, como o esquema da falsa prova de vida. Veja aqui como se proteger deste golpe também.