Quem deseja não ser desfalcado financeiramente, e ficar sempre tranquilo nesse quesito, é importante se proteger contra tantos golpistas que agem por aí. Para evitá-los de uma melhor maneira, saiba como reconhecê-los. Afinal, dependendo do que acontecer, o risco é de perder bastante dinheiro. Nesse sentido, é imprescindível reconhecer alguns sinais, por exemplo, do golpe do boleto.
O Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (07) mostrará nos sinais que você deve prestar mais atenção. Como reagir ao golpe? Os estelionatários não hesitam no contato por novos meios. Portanto, depois das nossas sugestões você se tornará alguém mais esperto e alerta no quesito golpe do boleto.
5 formas de fugir do golpe do boleto
Boletos são formas de pagamento muito difundidas no Brasil. Isso acontece justamente pelo seu volume de utilização. Com isso, os golpistas se alimentam desses artifícios ilusórios para enganar os consumidores. Então, há várias maneiras de checar que algo está errado em certas cobranças. A crise econômica e sanitária é um ambiente favorável para que os golpes se desenvolvam.
De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) 6 milhões de boletos chegam ao mercado para efetivar a cobrança anualmente. O órgão também crê que todos os anos se eliminam, cerca de R$ 450 milhões juntando com fraudes aplicadas pelos golpistas dos boletos.
Como os bandidos obtêm os dados pessoais? E qual seria o método para passar confiança fazendo a maioria das pessoas cair em armadilha? Tudo é um mistério, pois cada golpista tem uma forma diferente de agir. Portanto, sempre desconfie e fique atento.
Abaixo, estão cinco maneiras de proteção contra esses golpes:
- Confira seus dados.
- Reconheça o valor, a origem da cobrança.
- Confira a numeração do banco. Eles compõem os primeiros números do código de barras.
- Veja se há erros grosseiros na escrita.
- Leia o código de barras. Caso não consiga, já tem um dos indícios de fraude.
- Fuja de lucro fácil e de anúncios milagrosos.
Situação de crise é sempre um terreno fértil de golpista. O ano de 2022 não é diferente. No contexto financeiro, onde os investimentos tradicionais infelizmente não rendem tanto, é a tentação de buscar soluções que sejam mais rentáveis é grande. Mas, tenha cuidado, pois assim é que se tem mais chances de cair nos golpes.
É um fato que a crise financeira que assola o país criou um bom terreno para o crescimento dos golpes do investimento financeiro, dos boletos falsos, daquelas ligações para intimidar os indivíduos a passar informações pessoais, etc. O home office, a insistência em ter taxas baixas, bem como o desemprego parcial certamente são motivos que acabam levando as pessoas a buscar os investimentos com retornos mais atrativos.
Mais cuidados a se ter com relação a investimentos
Caso queira investir seu dinheiro e esteja procurando algo na Internet, provavelmente se deparará com muitas ofertas tentadoras, e entre uma delas pode estar a de um golpista. Mas, o problema está aí: uma das grandes dificuldades encontradas é identificar o que diferencia os golpistas dos verdadeiros profissionais.
Bom, as técnicas para abordagem são idênticas. Tal como os verdadeiros profissionais da consultoria de investimento financeiro, os bandidos criam sites “autênticos” e anúncios bastante atraentes. Isso porque sabem que dessa forma agradarão as potenciais vítimas do futuro golpe.
Nesse ínterim, alguns acabam fazendo provas falsas como se fossem filiados de órgãos oficiais. Em suma, para conseguir distinguir os verdadeiros dos charlatães, é necessário verificar bem as ofertas e serviços oferecidos. Isso significa que ter todo cuidado é pouco, incluindo o golpe do boleto.