Você já conhece o golpe da maquininha? Este tipo de golpe tem crescido de forma significativa no Brasil. Basicamente, os criminosos utilizam maquininhas adulteradas e roubam as informações dos cartões de crédito ou débito das vítimas.
Para praticar este golpe é necessário apenas de uma maquininha de cartão. Por este motivo, os casos crescem de maneira gigantesca no Brasil, principalmente com o aumento da demanda do delivery. Em alguns casos, o prejuízo pode passar dos R$ 10 mil.
A seguir, conheça melhor sobre o golpe da maquininha e aprenda como se proteger!
A maior incidência da prática do golpe da maquininha é nas vendas por delivery. O objetivo dos criminosos é cobrar um valor mais alto do que aquele que realmente deveria ser cobrado.
Assim, utilizam maquininhas com o visor danificado ou mesmo com o software modificado, a fim de fazer com que as informações que aparecem na tela sejam erradas.
Dessa forma, os clientes acabam pagando um preço muito maior, mas quando descobrem a compra já foi efetuada e os criminosos já se encontram distantes.
Além disso, também há o roubo dos dados do cartão dos clientes por meio da maquininha. Assim, os golpistas passam a ter todas as informações necessárias para praticarem outras transações futuramente.
A principal forma de se proteger do golpe da maquininha é prestar atenção aos sinais de adulteração da máquina de cartões.
Por isso, sempre que comprar no cartão, confira o valor no visor da maquininha antes de inserir a sua senha e confirmar a operação. Caso o cobrador não permita a visualização, desconfie de adulteração.
Além disso, outra forma de se proteger é você mesmo realizar a operação com o seu cartão. Ou seja, no momento de inserir, retirar ou aproximar o seu cartão de crédito ou débito. Também é importante conferir se a senha aparece oculta no visor da máquina, com asteriscos.
Caso você já tenha caído no golpe da maquininha, é importante tomar algumas atitudes para se proteger. Em primeiro lugar, você deve entrar em contato com o seu banco ou operadora do cartão imediatamente, a fim de solicitar o bloqueio do cartão. Assim, você evitará futuras transações fraudulentas.
Depois disso, é importante registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia. É indispensável fornecer todos os dados e documentos necessários que ajudem nas investigações.
Outra medida importante é comunicar ao estabelecimento comercial no qual você realizou a compra por meio da maquininha adulterada.
Vale ressaltar que estas medidas devem ser tomadas o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais rápido estas ações forem feitas, maior será a probabilidade de recuperar o dinheiro perdido e encontrar os criminosos.