As estatísticas macroeconômicas constituem um conjunto de dados organizados que recopilam as transações de uma economia a nível agregado, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM) em documento oficial.
A obtenção de dados fontes, junto com a compilação das informações de síntese, é uma responsabilidade própria das autoridades de cada país.
Sendo assim, o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM) informa que os moldes analíticos que determinam as estatísticas, com fundamento nos padrões internacionais, facilitam e promovem a tomada de decisões dos agentes econômicos, ao mesmo tempo em que conferem transparência às ações das autoridades encarregadas de sua recopilação e publicação.
De acordo com informações oficiais, as estatísticas monetárias e financeiras, em particular, fazem parte do sistema de contas macroeconômicas e descrevem os serviços financeiros e o comportamento dos instrumentos próprios da intermediação financeira para cada país.
A classificação destes instrumentos, bem como os critérios de registro e valorização, junto à setorização de unidades institucionais, deriva da disponibilidade de dados fontes a nível nacional, os que, por sua vez, provêm de balanços contábeis e relatórios complementares, geralmente desenhados para fins de regulamentação e supervisão, explica o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM).
O padrão internacional que serve de referente para estes procedimentos é o Manual de Estatísticas Monetárias e Financeiras (MEMF), em concordância com o Sistema de Contas Nacionais (SCN), e o Guia de Compilação das Estatísticas Monetárias e Financeiras (GCEMF).
Esses documentos contribuem para que a compilação estatística possua um âmbito analítico consistente e ofereça utilidade a todos os potenciais usuários, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM). Ao mesmo tempo, as recomendações internacionais que derivam do MEMF tendem a promover a homogeneidade na apresentação e comparação entre os países que as adaptam.
Contudo, o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM) explica que existem diferenças entre as instituições que representam os mercados financeiros e monetários em cada país, tais como a diversidade de dados fontes e as modalidades na aplicação de critérios de compilação e a variedade de informações de síntese,
Sendo assim, geralmente dificultam uma apresentação e comparação eficiente das estatísticas entre os países, especialmente entre aqueles envolvidos nos processos de integração regional, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM) em documento oficial.
É importante acompanhar as plataformas oficiais para que se possa entender os fatores que impactam na inflação e na economia de forma global.