Uma gestão humanizada consiste em uma gestão que se baseia nas singularidades, subjetividades, emoções e pensamentos dos colaboradores. Dito de outro modo, esse tipo de gestão foca nas pessoas que trabalham, e não nas coisas que elas geram para a empresa.
Essa visão traz uma nova perspectiva sobre a relação entre empresa e colaborador. Consequentemente, promove um ambiente mais inclusivo, qualificado e saudável.
Se você almeja implementar esse tipo de gestão, acompanhe este conteúdo e veja as nossas dicas de hoje!
Saiba que para implementar a gestão humanizada é necessário tempo e paciência. Não é da noite para o dia que se torna viável construir uma gestão verdadeiramente humanizada. É preciso ir aos poucos, estabelecendo mudanças positivas que promovam bons resultados para todos os envolvidos.
Portanto, comece a exercitar a sua paciência e empatia, e veja as dicas a seguir:
Comece a focar mais nas pessoas, não nas coisas que elas promovem e produzem. Esse tipo de visão é fundamental para implementar uma gestão humanizada. Caso contrário, tudo não passará de um discurso bonito na teoria, mas que na prática não acontece.
Sendo assim, jamais priorize coisas ao invés de pessoas. Quer um exemplo prático? Veja:
Isso já mudará a forma como as pessoas se sentem dentro da corporação.
As ações de motivação também devem ser bem recorrentes. Afinal, como esperar pessoas constantemente motivadas se o ambiente de trabalho é tóxico, só pressiona e não dá a mínima atenção à saúde mental dos colaboradores?
Esteja sempre por perto da sua equipe e medie os relacionamentos interpessoais. Quando houver conflitos, intervenha de modo imparcial, sempre respeitando o espaço e o ponto de vista de todos, mas também, sempre considerando o bem maior.
Crie um ambiente de trabalho que seja verdadeiramente agradável e saudável. Isso quer dizer que uma gestão humanizada precisa focar, inclusive, na ergonomia dos funcionários.
O ambiente é organizado? Limpo? Tem o espaço suficiente? As pessoas sofrem de poluição visual ou sonora? Pense sobre isso.
Mantenha a escuta ativa ao longo das conversas com seus colaboradores. Assim você entende cada vez mais a realidade de cada um, delega de forma correta e pode, ainda, promover suporte em situações difíceis.
Além disso, lembre-se de oferecer bons feedbacks, a fim de construir um desenvolvimento profissional qualificado para cada um. Assim, as chances de sucesso da sua gestão humanizada serão maiores. 😉