Muitos fatores devem ser considerados para o direcionamento da gestão de empresa, por isso, a elaboração do planejamento estratégico deve ser feita de maneira flexível, resiliente e atualizada.
É fundamental que uma empresa seja direcionada através do seu plano de negócios de forma resiliente, sendo assim, é importante que a gestão obtenha clareza sobre suas metas e direcione as etapas dos processos.
Contudo, flexibilizar ações em andamento pode ser necessário na era digital, já que diversos fatores impactam o mercado de maneira direta e indireta. Por isso, é necessário acompanhar os fatores internos e externos para que a empresa direcione o seu orçamento e evite investir em projetos contraproducentes.
A economia é um fator externo extremamente volátil que impacta o poder aquisitivo do cliente final, bem como o mercado de forma ampla. Portanto, é importante que a empresa se mantenha atualizada quanto aos fatores que impactam a economia de forma global e quanto às políticas públicas nacionais.
Por outro lado, a inovação oriunda da concorrência impacta o desejo do cliente, já que um novo produto pode tornar a sua marca obsoleta, visto que novas tecnologias, trazem novas necessidades. Sendo assim, esse é outro fator que requer acompanhamento por parte do empreendedor.
Entretanto, investir em uma ferramenta tecnológica pode ser o diferencial competitivo da sua empresa, já que uma ferramenta de tecnologia permite que a empresa integre dados e facilite a comunicação interna, crescendo de forma escalável e rentável.
Além disso, o investimento em uma ferramenta estratégica otimiza processos e permite que a empresa trabalhe com base em métricas confiáveis do seu sistema ERP, acompanhando os estudos mercadológicos e direcionando seus projetos de maneira resiliente.
Dessa forma, uma empresa de pequeno porte pode alcançar a liderança dentro do seu nicho de atuação através do diferencial de sua marca e da otimização de seus fluxos internos.
Portanto, estudar o mercado e investir em tecnologia são fatores complementares para a dinâmica de uma marca na era digital, independentemente do seu nicho de atuação ou segmento.
Por isso, o plano de negócios de uma empresa atual deve ser flexível e resiliente para que os processos sejam revistos e os orçamentos direcionados de forma periódica. Dessa forma, é possível que uma empresa cresça e fidelize o seu cliente através da qualidade entregue de forma direta e indireta ao público-alvo da marca.