Saúde e Bem Estar

Gestão de time online: Como fazer?

Uma boa gestão de time online requer dedicação, cuidado e disposição. Usar as ferramentas certas e apostar em uma boa comunicação são peças-chave para se construir bons resultados.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver a sua equipe de uma maneira mais promissora. Esperamos lhe ajudar. Acompanhe-nos!

Como fazer a gestão de time online?

A gestão de time online pode ser um grande desafio. Ainda mais quando essa necessidade surge de forma abrupta e sem preparo, como foi no início da pandemia.

Porém, devemos respirar fundo e procurar encontrar medidas que nos auxiliem durante a gestão e minimizem o “afastamento” da equipe. A seguir listamos ideias que partem desse pressuposto:

1. Estabeleça um canal de comunicação claro e específico

Não existe um grande segredo para a gestão de time online. O primeiro passo sempre será estabelecer um canal de comunicação que seja verdadeiramente efetivo. Além disso, ele precisa ser claro, específico e único para o time.

Claro que podem haver outras opções em situações específicas, mas a comunicação oficial deve acontecer por um canal pré-definido.

Isso impede que um colaborador possa alegar que não viu determinada mensagem ou que o e-mail não foi aberto antes do prazo necessário. E também instaura o hábito de se comunicar por um único canal, mantendo tudo documentado e registrado.

2. Use ferramentas de organização de tarefas (como o Trello)

As ferramentas de organização de tarefas também podem lhe ajudar na sua gestão de time online. O Trello, por exemplo, pode ser um forte aliado nos seus processos de trabalho. Por meio dele é possível acompanhar as tarefas que estão em andamento; as finalizadas; as que precisam de ajuste e revisão; e assim por diante.

E toda a equipe poderá trabalhar dentro da plataforma, organizando todas as demandas.

Além disso, é possível marcar o colaborador ou colaboradores responsáveis por cada atividade. Vale a pena conferir e implementar isso no seu time.

3. Mantenha uma comunicação próxima

Seja aberto e acessível para o seu time. Afinal, se você é o líder, precisa mostrar disposição na hora de ajudar a equipe a lidar com alguma questão específica, por exemplo.

Se o time perceber que você é disponível e demonstra disposição em dar o suporte adequado, ele se sentirá muito mais disposto a ir além e a seguir em frente. Isso porque o líder tem muito poder quando o assunto é motivação da equipe.

4. Use a técnica de Scrum para reuniões

Você já ouviu falar na técnica Scrum para reuniões? Basicamente, ela consiste em fazer pequenas reuniões de no máximo 15 minutos, de tempos em tempos. Assim, é possível manter uma proximidade (mesmo que online) e, dessa forma, torna-se viável desenvolver o time, tirar dúvidas, direcionar melhor, etc.

Faça o teste com as nossas dicas de gestão de time online e veja se isso pode ser interessante para o seu caso. Lembre-se de sempre considerar o que o time apresenta: se ele se queixa da comunicação, trabalhe isso. Se ele se queixa da carga de trabalho, organize isso. E assim por diante.

Boa gestão para você!