A Gestão de Projetos envolve diversos fatores, sendo fundamental para amparar as estratégias da empresa. Um projeto é qualquer implementação, implantação, aquisição ou melhoria que a gestão decidiu inserir no negócio.
Sendo assim, um projeto pode ser a mudança de local físico de uma empresa, a criação de um site, o desenvolvimento de um aplicativo, a aquisição de maquinários, a realização de um evento, um novo produto, aquisição de uma franquia, um investimento etc. Segundo a Harvard Business School, a gestão de projetos se divide em três pilares: Definição, planejamento e gerenciamento.
A definição de um projeto envolve os responsáveis pelo processo de forma abrangente. Ou seja, é preciso definir o que será feito, levantar os recursos, estabelecer prazos, elaborar métodos e direcionar orçamentos.
O planejamento se refere a maneira como será feita essa implantação, ou seja, é necessário elaborar um cronograma, analisar a viabilidade dos fatores levantados na definição, elaborar um plano sobre os riscos que envolvem esse projeto. Dessa forma, a empresa minimiza suas perdas e evita a obsolescência dessa implementação, já que a gestão deve considerar as tendências de mercado.
O gerenciamento promove correções necessárias no projeto, avalia as etapas e monitora todos os fatores até a conclusão. Dessa forma, cabe ao gerenciamento cobrar prazos e limitar orçamentos fora do planejamento inicial.