Desenvolvimento de Aplicativos em Pequenas Empresas

Desenvolvimento de aplicativos e o empreendedorismo.

Atualmente, muito se fala em tecnologia, desenvolvimento de aplicativos, mas como um pequeno empreendedor pode levar isso para dentro da sua empresa?

Segundo a pesquisa do Sebrae, Transformação Digital, nos últimos 3 anos as pequenas empresas apostaram na utilização de novas ferramentas digitais.

Essa transformação aponta, também, para o aumento de uso de smartphones. Portanto, as pequenas empresas estão usando dessas soluções tecnológicas para resolver seus principais problemas.

Aplicativos como Instagram, Facebook, Whatsapp vem sendo muito usado.

Projeto de criação de um APP

Para um bom planejamento do APP que você quer desenvolver, é importante seguir alguns passos para fluir melhor sua ideia de criação.

Primeiramente você precisa saber quem você quer atingir com ele e de que forma.

A ideia central é como esse aplicativo vai facilitar a vida do seu cliente, qual objetivo dele e por que ele será atrativo para o seu público, qual será o diferencial dele.

Cada passo que você der daqui a diante será baseado nesse planejamento.

Faça uma pequena pesquisa com pessoas que você conheça, e pergunte o que elas esperam da sua ideia.

E a cada etapa do desenvolvimento vá fazendo uma pesquisa, para saber o que pode ir sendo melhorado.

Analise seus concorrentes

Você sempre estar informado sobre o que eles estão desenvolvendo também, se oferece funcionalidades parecidas com as suas,  se o público alvo é o mesmo que o seu, e após isso saber quem pode ser um concorrente que te oferece ameaça.

Analise as opiniões dos clientes sobre esses concorrentes, para que você possa analisar os pontos positivos e negativos, e usar essa análise para adaptar melhor o seu aplicativo. Já utilizando os pontos positivos e ajustando os pontos negativos.

Desenvolvendo o aplicativo

Antes de definir a arte final do seu aplicativo, faça um rascunho dele, utilizando letras, imagens, desenhos variados para depois decidir qual será a utilizada.

Para desenvolver o seu APP você pode escolher por três caminhos:

  • Desenvolvimento interno –  contratar desenvolvedores para trabalhar para sua empresa
  • Freelancers – você pode terceirizar esse trabalho
  • Empresa especializada – contratar uma empresa especializada

Porém, para realizar esse projeto internamente, é necessário que você também tenha um certo conhecimento do assunto, caso contrário será um enorme desafio e não é aconselhável.

Caso opte pelo freelancer, certifique-se que a pessoa realmente tenha experiência e que vá realizar seu trabalho de desenvolvimento de aplicativos com qualidade.

Mas independente do profissional que escolher, é importante que você analise os trabalhos realizados anteriormente por eles, garanta que entenderam realmente a proposta do seu aplicativo, e estabeleça prazos para a entrega.

Agora você já tem uma base de como começar a planejar seu aplicativo. É só decidir qual melhor caminho agora e começar a aplicar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.