A gestão de processos de uma empresa deve considerar todos os fluxos de forma holística, já que é necessário que uma empresa na era digital se responsabilize por todos os seus processos, visto que todos os fluxos impactam o resultado de uma empresa no mercado atual.
A definição de gestão de processos pode ser ampla e dinâmica, já que na era digital a gestão holística funciona quase como uma regra para uma empresa se direcionar no mercado; uma vez que um fluxo impacta outro, de maneira direta ou indireta.
Entretanto, de forma sucinta, a gestão de processos se refere a um conjunto de práticas que estruturam uma empresa numa espécie de busca por aperfeiçoamento, otimização de processos e redução de custos.
Dessa forma, a gestão de processos envolve a cultura empresarial, a identificação de problemas, o desenvolvimento de soluções, a documentação e o monitoramento das ações empresariais. Além disso, todos os controles da empresa fazem parte da gestão de processos.
Por isso, é necessário que a gestão de uma empresa ocorra de maneira planejada desde o seu surgimento; já que todos os processos devem ser documentados e acompanhados para o funcionamento e andamento do negócio, independentemente do porte empresarial.
A tecnologia impacta positivamente a gestão de processos, considerando que é possível investir em sistemas atuais e dinâmicos que permitem que a empresa elimine etapas desnecessárias dos processos internos; bem como, obtenha métricas relevantes para a sua gestão atual e para o seu direcionamento futuro. Dessa forma, a gestão da empresa facilita o seu direcionamento interno, se antecipando as demandas e entregando melhorias contínuas ao seu cliente final.
Os subsistemas que compõem a gestão de processos de uma empresa estão interligados, já que todos os processos empresariais impactam o resultado da marca. Por isso, todas as áreas de uma empresa estão relacionadas ao resultado que é conquistado junto ao seu público.
De forma sucinta, a gestão de processos deve prezar pela melhoria contínua do desempenho e da otimização de recursos. Sendo assim, customizar indicadores e investir em tecnologia é a melhor maneira de gerir uma empresa na era digital. Dessa forma, é possível evitar a obsolescência da marca ao evitar investimentos contraproducentes, sendo uma forma inteligente de evitar a insatisfação do cliente.