A gestão de pessoas é um conceito que tem se adaptado ao mercado de forma abrangente, já que é possível entender o quanto essa área foi e se adaptando aos novos modelos de negócio e, principalmente, as novas culturas organizacionais, considerando o histórico da área de administração de empresas.
O capital humano é um dos principais recursos de uma empresa, pois, ainda que a tecnologia seja um fator facilitador e otimizador de processos, a cultura da empresa é disseminada pelas pessoas.
Por isso, a gestão de pessoas é muito importante no crescimento e na estrutura básica de uma empresa, independentemente do seu segmento de atuação.
É possível que uma empresa de pequeno porte implemente uma gestão de pessoas através de um planejamento estratégico e gradual. Visto que é possível que a empresa ampare o seu próprio crescimento através de um plano de carreira para reter seus talentos.
A implementação de um processo de gestão de pessoas pode envolver muitos fatores. No entanto, é possível que a empresa reveja seus benefícios, invista em tecnologia na gestão, trabalhe com dados customizados, realize campanhas motivacionais, quebre barreiras importantes na comunicação, dentre outros aspectos.
A gestão de pessoas pode ser determinada através da cultura da organização, já que uma empresa que realiza reuniões brainstorming, por exemplo, tende a obter uma cultura mais participativa e, dessa forma, poderá trabalhar melhor a sua equipe e direcionar as habilidades sociocomportamentais de cada funcionário.
Portanto, a gestão de pessoas não é um conceito concreto, assim como o mercado atual, ela está em expansão. Uma vez que cada empresa pode adaptar a sua gestão de acordo com a sua cultura e com a sua necessidade.
Visto que, como em qualquer outra área da administração empresarial, é necessário mapear a situação, avaliar as necessidades, selecionar uma boa equipe e obter resultados através de planejamentos específicos para cada situação mapeada.
Dessa forma, a gestão holística contribui para o crescimento da empresa e, por conseguinte, ampara a gestão de pessoas, já que todos os ciclos – internos e externos – impactam as entregas feitas pela empresa ao cliente final.
Sendo assim, gerir as pessoas é uma forma de elevar o potencial da empresa e se adaptar ao mercado atual, capacitando as equipes e retendo talentos de forma orgânica.