É muito comum essa confusão quanto à responsabilidade da gestão de dados, uma vez que nem todas as empresas possuem esse alinhamento. No entanto, essa gestão de dados precisa de alinhamento e orientação da gestão da empresa. Ao passo que essa demanda varia de acordo com a cultura da empresa no que tange a gestão de dados.
A cultura da gestão de dados da empresa enxerga e agrega valor para esse ativo, prezando desde o registro até a disponibilidade dos dados após devido armazenamento.
No entanto, as ações ligadas ao gerenciamento de dados, bem como ajustes em banco de dados e sistemas ficam sob a responsabilidade da área de tecnologia de informações na maioria das empresas.
Sendo assim, é possível que em empresas de pequeno porte haja apenas um profissional da área, sendo o único responsável por toda essa gestão.
Porém, em empresas maiores é possível que essa gestão seja feita de acordo com os cargos da área, sendo alguns comumente ligados a essa gestão de dados.
Os cargos em empresas maiores correlatos ao setor de TI variam bastante, no entanto, vamos citar algumas possibilidades de responsáveis pela gestão de dados:
Chief Data Officer (CDO) : Coordena as atividades da equipe, assume a frente da gestão de dados.
Cientista de dados: Gera insights através de um grande volume de dados
Técnico de dados: Adapta, compila e trata os dados, de modo que se encaixem em tabelas e bancos.
Analista de dados: Gerencia e analisa dados, dando um apoio aos demais setores.
No entanto, cada empresa pode ter seu time diferenciado dos cargos acima, uma vez que a forma de gerir cargos e salários é tão variável quanto a gestão de dados empresariais.