Empreendedorismo

Gestão da Qualidade e Pesquisa de Satisfação

A Gestão da Qualidade e a Pesquisa de Satisfação do Cliente estão mais ligadas do que parece. Sendo a pesquisa uma das mensurações da qualidade. Entenda mais sobre outros fatores da Gestão da Qualidade!

Pesquisas, correções de falhas, precificação e melhorias

A gestão da qualidade envolve muitas áreas. Sendo assim, as pesquisas de satisfação, mensurações e busca de melhorias são caminhos importantes dentro dessa busca por excelência da qualidade.

Vamos explorar um pouco mais esses pontos importantes que envolvem todas as áreas do negocio.

Pesquisas de satisfação na Gestão da Qualidade

Já falamos sobre a importância das pesquisas de satisfação, bem como a forma simples de aplicação dessas pesquisas. Certamente as pesquisas de satisfação dizem muito sobre a qualidade de uma empresa.

Métricas da sua Gestão da Qualidade

O acompanhamento da qualidade de uma empresa através de métricas é multifatorial. Sendo assim, analise as mensurações de todas as fontes. Ou seja:

Métricas oriundas de softwares de Gestão;

Pesquisas de satisfação feitas pessoalmente;

Emails marketings com retorno de pesquisas online;

Sugestões, reclamações e solicitações vindas de todas as fontes disponíveis.

Correção de falhas

Identificando as falhas, cabe à gestão da qualidade corrigir os itens um por um. Todavia, quando são muitas as falhas identificadas a prioridade da empresa deve ser a correção do item mais crítico. Sendo assim, muitas vezes, a correção do item mais critico acaba resolvendo outras questões menores.

Precificação

A gestão da qualidade da empresa implica diretamente nos preços praticados. Assim sendo, quando um produto é qualificado e reconhecido pelo público o seu preço se eleva. Uma vez que o cliente paga mais caro pelo que sabe ser qualificado.

Melhorar Sempre

Registre as soluções encontradas, ao passo que não repita as falhas já encontradas nas etapas anteriores da gestão da qualidade. Assim sendo, o planejamento e a checagem são importantes para a manutenção dessa qualidade.

Certificados

Certificados sempre são bem vistos pelos clientes e são percussores de reconhecimento de mercado dentro do seu segmento. Assim sendo, a Gestão da Qualidade implica esses certificados. Sendo uma objetividade das empresas.