A gestão da inovação torna o ambiente das empresas propício para novas sugestões e ampara o desenvolvimento de forma holística. Por isso, é importante que a gestão das empresas ampare essa necessidade oriunda da era digital.
A oferta e a demanda no mercado atual necessita de inovação, seja no produto, serviço, etapas dos processos ou modelo de negócio.
A inovação nas empresas ampara as estratégias, pois envolve a rotina, valores e a sustentabilidade da empresa. Por isso, é importante para a gestão criar estratégias que viabilizem a gestão da inovação.
A inovação precisa ser feita de forma holística, uma vez que para inovar nas empresas as áreas precisam de autonomia quanto às suas ideias e projetos.
Dentro de uma empresa é importante que a inovação ampare a cultura interna, de maneira que as pessoas entendam que a inovação e a criatividade são inerentes à sua empresa.
Sendo assim, a gestão da empresa deve desenvolver a cultura de inovação através de estímulos que podem ser reuniões brainstorming, cursos, palestras e treinamentos. Todavia, vale ressaltar que a formação da cultura de inovação requer um investimento de médio a longo prazo, já que se refere a uma nova forma de enxergar o futuro do negócio.