Gerenciar a carreira é um passo primordial para atingir o sucesso no mercado de trabalho. Sem esse gerenciamento, podemos deixar a nossa carreira à deriva, correndo o risco de, em algumas crises, sermos descartados do trabalho que temos.
Por isso, reunimos considerações fundamentais para que você possa cuidar da sua carreira com mais atenção e carinho. Fique atento e comece a traçar um novo rumo para a sua vida profissional!
Como gerenciar a carreira?
Para gerenciar a carreira é preciso considerar os fatores envolvidos com o curto, médio e longo prazo. Além disso, é importante lançar um olhar crítico sobre a sua posição atual. Afinal, como saber o que precisa ser feito para atingir determinado objetivo se, na prática, você nem sabe onde está, exatamente? Pois é!
Sendo assim, comece o seu autoconhecimento e mãos à obra:
1. Trace os seus objetivos profissionais
Inicie com objetivos profissionais bem estipulados. Quando sabemos aonde queremos chegar, fica mais fácil elaborar o nosso checklist diário de atividades.
Porém, como comentamos anteriormente, lembre-se de analisar a sua posição atual: Onde você está? O que precisa melhorar? O que deve ser aprendido?
Essas perguntas precisam ser respondidas na hora de pensar no futuro. Afinal, não podemos pensar no futuro descartando totalmente o presente, concorda?
2. Elabore um plano para alcançar cada objetivo
Com os seus objetivos em mente, é hora de traçar o seu plano de ação. Como chegar lá? O que você já tem? O que deve ser conquistado? O que deve ser aprendido? Pense sobre esses questionamentos e leve em conta os passos abaixo:
2.1 Considere cada passo
Considere cada passo que você deve dar para atingir determinado objetivo. Por exemplo, se você quer um cargo que exige conhecimentos específicos, monte um passo a passo para alcançá-lo, considerando os cursos, seminários, livros e outros materiais que servirão de base para a sua aprendizagem.
2.2 Estabeleça prazos
Estabeleça um prazo para concluir cada um dos passos que você desenhou anteriormente. Quando vai iniciar o curso? E o livro? E outros materiais, quando irá usar para aprender algo importante?
2.3 Analise o seu desenvolvimento
Esteja sempre atento ao seu desenvolvimento. Revisite o seu plano para gerenciar a carreira e assim se certificar do que deve ser mudado, acelerado, pausado, etc.
3. Pratique o autoconhecimento, sempre
O autoconhecimento também é o seu aliado na hora de gerenciar a carreira. Isso porque é por meio dele que você enxerga os seus pontos fortes, fracos, sonhos, medos, etc. E tudo isso serve de base para tomar decisões, mudar, desenvolver-se, etc.
4. Fique atento às oportunidades
Fique de olho nas oportunidades que chegam até você. Esteja preparado para fechar um negócio, conversar com alguém importante da sua área, e assim por diante.
Mantenha o seu currículo sempre atualizado e cuide do seu LinkedIn, pois isso também pode lhe ajudar a aceitar melhor as oportunidades que aparecem para você.
5. Cuide da sua imagem profissional e do networking
Por fim, lembre-se de que para gerenciar a carreira é preciso cuidar da sua imagem profissional e sempre trabalhar um bom networking. Pois assim você se mantém visto e ativo no mercado de trabalho, e isso pode ser a peça-chave para grandes oportunidades. Esteja atento a isso.