Conhecer a diferença entre essas duas formas de relevo – planície e planalto – ajudará você nas questões de Geografia em avaliações sobre o assunto.
A saber, ambos possuem terrenos planos, entretanto, a planície tem menor altitude quando comparada com o planalto.
Ambos constituem a maior parte do relevo brasileiro. Por isso são assuntos importantes e que provavelmente serão abordados em exames e provas.
Desse modo, vamos entender a diferença entre os dois relevos, para ajudar vestibulandos e estudantes que estão se preparando para o Enem, veja!
As planícies são compostas por rochas sedimentares e território plano de baixas altitudes de até 100m. Por se tratar de uma região plana, em alguns locais elas são exploradas para a prática de atividades agrícolas.
Vale dizer, que as denominadas “planícies litorâneas” estão localizadas em terrenos próximos à região praiana.
As planícies podem ser classificadas em três tipos, são eles:
No território brasileiro as planícies correspondem a cerca de 3.000.000 km² do território do país. As mais importantes são a Planície Amazônica, do Pantanal e Litorânea.
O planalto também é uma região composta por um relevo plano, contudo, com elevadas altitudes (acima de 300m), podendo apresentar superfícies regulares e irregulares. Ele é formado por erosões oriundas da água e do vento.
Os planaltos, assim como as planícies, se classificam em três principais tipos, são eles:
No Brasil, estima-se que 5.000.000 km² do território constitui-se por planaltos, sendo divididos em: