As savanas são muito parecidas com as regiões de pastagens, mas com árvores dispersas. Essas áreas possuem três estações ao longo do ano, são elas:
Elas são formadas em sua maioria por vegetação rasteira, principalmente por:
Conhecer mais sobre as savanas poderá ajudar na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Acompanhe o artigo e saiba mais.
As savanas são encontradas entre as florestas tropicais e o deserto. Isso inclui áreas da África, América do Sul, Oceania e Ásia.
As savanas podem ser classificadas em 5 tipos, são eles:
Savanas tropicais e subtropicais: Possuem clima tropical e subtropical, e por isso podem ter estação seca e úmida. Sendo assim, durante os períodos de seca as temperaturas são altíssimas no verão.
Savanas Temperadas: Possuem clima temperado com verões úmidos e invernos secos.
Savanas Mediterrâneas: Como o próprio nome diz o clima da região é o mediterrâneo e apresentam solos pobres em nutrientes. Esse tipo de savana sofre principalmente com problemas ambientais oriundos de desmatamentos.
Savanas Montanhosas: Situada em locais montanhosos que possuem altitudes elevadas, sendo assim são regiões mais frias.
As savanas são contempladas principalmente com o clima tropical, ou seja, com duas estações, sendo uma seca e a outra úmida.
Elas estão situadas na zona intertropical da Terra, sendo assim acabam recebendo uma enorme incidência de raios solares ao longo do ano todo.
Por isso, na maioria delas a média das temperaturas giram em torno de 22°C e 24°C, contudo em alguns locais a temperatura pode chegar a 40°C.
No território brasileiro as savanas são encontradas no bioma Cerrado. Trata-se de um bioma que possui uma das maiores diversidades do planeta, contudo também é um dos mais ameaçados.
Já no caso da savana africana, a mais popular acaba sendo o ecossistema de Serengueti que abriga animais de grande porte, sendo um pouco diferente de outras savanas da Terra.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Geografia: O que são estepes.