O ciclo das rochas é um evento natural cíclico, contínuo e sem fim. A saber, ele envolve todo processo de transformação das rochas ao longo do tempo e ocorre através da erosão e do intemperismo.
É através desse ciclo que surge a renovação e transformação da litosfera terrestre, parte sólida do planeta e leva milhões de anos para acontecer.
Trata-se de um tema sempre cotado para vestibulares, assim como para o Enem, mais precisamente nas questões de geografia. Desse modo, vale a pena ficar ligado para estudar!
Para entender melhor o processo é preciso considerar quais são os diferentes tipos de rochas.
Obtidas através do processo de intemperismo, ou seja, condições atmosféricas, foram as primeiras rochas da Terra que se solidificaram em decorrência do resfriamento do magma pastoso do planeta. Por exemplo a pedra granito, o diorito, o diabásio, entre outras.
Obtidas através do intemperismo, assim como da erosão das rochas primitivas, resultado do acúmulo de vários sedimentos. Podemos citar por exemplo da argila, areia, gesso, carvão mineral, entre outros como uma rocha sedimentar.
Obtidas através de fenômenos como temperatura e pressão, oriundas do intemperismo. Ela surge através da transformação de outras rochas chegando a uma nova formação e peculiaridades.
A saber, esse processo de transformação de rochas em metamórficas recebe o nome de metamorfismo. Alguns exemplos dessas rochas são o mármore, ardósia, quartzito, xisto entre outras.
O ciclo das rochas se condensa em algumas etapas. A seguir você entende como ocorre cada uma delas.