Gamificação é uma inovação no mercado, sendo um conceito que visa adotar elementos de jogos para promover a aprendizagem em qualquer cenário em que for aplicado.
Por isso a gamificação é uma maneira de inovar que está sendo aplicada nas empresas em diversas áreas e treinamentos.
A gamificação desperta interesse ao promover recompensas, sendo assim, envolve os participantes.
Através do sistema de recompensas os envolvidos aprimoram suas competências e habilidades, de modo que alcançam os objetivos do treinamento.
A gamificação no atendimento ao cliente é uma forma de engajar as equipes para atender chamados. Todavia, não apenas isso, a qualidade do atendimento também conta dentro do conceito de gamificação, bem como as avaliações do gestor. Por isso muitas empresas aplicam o conceito de gamificação visando excelência no atendimento.
Através uma competição saudável e um ambiente divertido a gamificação cria um ranking com a posição de cada envolvido, criando posições que permitem que as equipes sejam premiadas ou bonificadas. Existem aplicativos e plataformas que criam essa batalha organizacional, possibilitando que a gestão verifique em tempo real a posição das equipes e de cada funcionário individualmente.
Ainda é possível expandir a gamificação para a empresa inteira, criando tarefas que geram pontuação. Assim sendo, a empresa cria grupos de filtros que pontuam as áreas.
Empresas de grande porte fazem divisão de equipes de atendimento premiando as batalhas de diversas formas: folgas, prêmios financeiros, ingressos para shows, cinemas, etc.
De forma saudável e moderna, o atendimento da empresa fica otimizado e a empresa alcança melhores índices de desempenho junto ao cliente.