Acabou a espera. Os candidatos que participaram do concurso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já podem conferir os gabaritos das provas aplicadas no último domingo (23).
A consulta individual, aliás, foi disponibilizada pelo Cebraspe, organizador da seleção, na página oficial do concurso.
Vale frisar que quem discordar das respostas divulgadas pode entrar com recurso entre os dias 26 e 27 de março, diretamente no site do concurso. Note que essa é a única chance de contestação antes da definição do gabarito oficial.
O concurso contou com provas objetivas para todos os cargos e uma prova discursiva para candidatos a pesquisador e algumas funções de analista.
As questões foram no formato “certo” ou “errado”, seguindo o padrão do Cebraspe.
Número de questões:
Disciplinas cobradas:
A prova discursiva, exigida para alguns cargos, abordou temas ligados à atuação da Embrapa no contexto atual.
As provas foram corrigidas conforme o método do Cebraspe:
Os candidatos podem atingir no máximo 110 pontos (pesquisador) ou 100 pontos (outros cargos), mas há critérios mínimos para não ser eliminado:
É importante destacar que a correção da prova discursiva vai ser feita apenas para os candidatos que foram mais bem classificados na prova objetiva.
Neste concurso, a Embrapa está ofertando 1.027 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
Os salários variam conforme o cargo:
Todos os cargos têm jornada de 40 horas semanais e contratação pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A área com maior concorrência foi Técnico – Suprimento, Manutenção e Serviços (Suporte à Gestão), que recebeu 41.790 inscrições, resultando em 2.199 candidatos por vaga.
De acordo com as informações oficiais, o resultado das provas está previsto para abril, seguido pela homologação e convocação dos aprovados.
Em entrevista, a diretora de Administração da Embrapa, Selma Beltrão, disse que as contratações serão escalonadas e terão início a partir de junho, estendendo-se até o final do ano.
Além das vagas imediatas, o cadastro reserva será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Na prática, isso significa que a Embrapa poderá chamar candidatos aprovados dentro desse período, conforme a necessidade.
Abaixo, você pode conferir quais são os concursos e seleções simplificadas que já estão com vagas abertas: