A Fundação Universitária par o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta terça-feira, dia 24 de outubro, o período de inscrição para o Enem-USP 2024, que tem por objetivo a seleção de candidatos para ingresso nos cursos de Graduação da USP, com base no resultado obtido pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A seleção substitui o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), usando exclusivamente o desempenho dos candidatos na última edição do Enem para a classificação do inscritos. Portanto, o Enem-USP 2024 é exclusivo para os estudantes que estão inscritos no Enem 2023.
A USP estabeleceu as regras e informou as principais datas da seleção Enem-USP 2024 por meio da publicação de resolução. Confira aqui.
De acordo com a resolução, a Fuvest receberá as inscrições para o Enem-USP 2024 no período das 12h do dia 4 de dezembro de 2023 até às 14h do dia 5 de janeiro de 2024 (horário de Brasília).
Conforme as orientações da USP, as inscrições serão recebidas exclusivamente de forma virtual, por meio do site da Fuvest. Portanto, no respectivo período, os candidatos deverão realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
No momento do cadastro, além de todos os dados pessoais, escolares e de contato, os candidatos deverão informar se desejam concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.
Os cursos ofertados no Enem-USP 2024 estão agrupados em três áreas: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E); e Ciências Humanas e Sociais (H). Para se inscrever, o candidato deverá escolher apenas uma dessas áreas e optar por três opções de cursos dessa mesma área.
Conforme indicado no cronograma, os candidatos poderão alterar suas opções de cursos dentro da área escolhida durante o período de 18 a 19 de janeiro de 2024.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de apenas R$10,00 (dez reais). A resolução da USP prevê a concessão da isenção da taxa de inscrição para alguns grupos de candidatos.
De acordo com o documento, estarão isentos do pagamento da taxa os candidatos que já se inscreveram no Vestibular Fuvest 2024, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Conforme mencionado acima, a classificação dos candidatos será estabelecida a partir das notas obtidas pelos candidatos no Enem 2023. O Inep já recebeu as inscrições para o exame. De acordo com o órgão, cerca de 3,9 milhões de participantes farão as provas.
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, com locais de prova em todo o país. Ao todo, os candidatos responderão a quatro provas objetivas, além de uma prova discursiva de redação.
A divulgação do resultado do Enem-USP 2024 somente será divulgada após o Inep liberar o desempenho dos participantes do Enem 2023. Os resultados do exame estão previstos para janeiro de 2024.
Ao todo, a USP está ofertando 1.500 (mil e quinhentas) vagas para o ingresso de novos alunos através da seleção Enem-USP 2024. Há vagas para cursos de graduação de diversas áreas, ministrados de forma presencial.
As oportunidades estão disponibilizadas nas modalidades ampla concorrência (AC), escola pública (EP) e pretos, pardos e indígenas (PPI). Desse modo, há percentual de vagas exclusivo para o cumprimento das políticas de ações afirmativas da USP. Em caso de aprovação, os candidatos deverão passar por procedimento de verificação dos critérios.
Acesse a resolução na íntegra para mais informações.
Leia também Inep divulga os locais de prova do Enem 2023 nesta terça-feira (24); saiba mais.