As funções da linguagem são recursos utilizados pelos falantes para transmitir uma mensagem de maneira adequada ao contexto e aos objetivos comunicativos. São seis as principais: referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática e poética.
Cada função tem um propósito específico e nos ajuda a adaptar nossa linguagem ao contexto e às intenções que temos ao falar ou escrever. Podemos usar a linguagem para transmitir informações, expressar nossos sentimentos, influenciar ou persuadir alguém, refletir sobre a própria linguagem, estabelecer ou manter a comunicação, e até mesmo criar e transmitir beleza estética através das palavras. Ao entender essas funções, podemos utilizar a linguagem de forma mais eficaz para alcançar nossos objetivos de comunicação.
A Função Referencial ou Denotativa é caracterizada por por ser objetiva e direcionada à transmissão de informações. No vestibular, essa função aparece em questões que exigem a compreensão e a interpretação de textos informativos, como artigos científicos, notícias ou textos técnicos. Os enunciados podem solicitar, por exemplo, que os candidatos identifiquem o tema central do texto, expliquem conceitos apresentados ou analisem dados e estatísticas.
Essa função expressa emoções, sentimentos e opiniões pessoais. No vestibular, pode ser cobrada em questões que solicitam a análise e a interpretação de textos literários ou discursivos em que o autor expressa sua subjetividade. Os candidatos podem ser solicitados a identificar os sentimentos do autor, relacionar suas experiências pessoais com o texto ou analisar os efeitos emocionais provocados.
A chamada Função Conativa ou Apelativa busca influenciar ou persuadir o receptor da mensagem. As questões que exigem a função conativa envolvem análise de propagandas, discursos políticos ou textos persuasivos. Desse modo, os candidatos devem identificar os argumentos utilizados para convencer o público-alvo, analisar as estratégias persuasivas empregadas ou avaliar a eficácia do apelo utilizado.
Essa função refere-se à linguagem utilizada para falar sobre a própria linguagem. Nos vestibulares, essa função pode estar presente em questões que envolvem análise de definições, glossários, dicionários ou reflexões sobre a linguagem em si. Desse modo, os candidatos deverão identificar o significado de termos específicos, analisar a função de um recurso linguístico ou refletir sobre o papel da linguagem na construção do sentido.
Usada para estabelecer, manter ou interromper a comunicação, a função fática costuma aparecer nas questões que envolvem diálogos, interações sociais ou análise de elementos que buscam estabelecer contato entre o emissor e o receptor da mensagem. Os candidatos podem ser solicitados a identificar o objetivo comunicativo de um trecho, analisar a intenção do emissor ao utilizar uma determinada expressão ou avaliar a adequação da linguagem utilizada para estabelecer ou manter a comunicação.
Nas questões que envolvem a função fática da linguagem, os candidatos podem ser desafiados a compreender o objetivo comunicativo de um trecho, identificar os recursos utilizados para manter o contato entre os interlocutores ou analisar a intenção do emissor ao empregar determinadas expressões.
Utilizada para criar e transmitir beleza estética por meio da linguagem, a função poética está muito presente em textos literários. Desse modos, as questões que envolvem a análise de poemas, trechos literários ou figuras de linguagem podem solicitar conhecimentos sobre essa função. Nesse sentido, os enunciados podem solicitar que os candidatos identifiquem recursos poéticos, como aliterações ou ritmo, e analisem seu efeito no sentido do texto.
É importante ressaltar que essas são apenas algumas formas de como as diferentes funções da linguagem podem aparecer nas provas dos vestibulares. As questões podem variar de acordo com a banca e abranger outros aspectos relacionados à função da linguagem, como a análise do contexto comunicativo, a identificação do público-alvo ou a avaliação do impacto da mensagem transmitida.
Por isso, é fundamental que os estudantes estejam familiarizados com cada uma das funções e sejam capazes de reconhecê-las e interpretá-las de forma adequada nas diferentes situações de comunicação apresentadas nas provas.
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