Lidar com funcionários mentirosos parece uma tarefa quase impossível, mas não é. O segredo é saber equilibrar as emoções que surgem quando uma mentira é descoberta, além de saber agir de forma tranquila e compreensiva.
Por isso, neste texto nós trouxemos 5 pontos que podem ser levados em conta na hora de lidar com uma pessoa mentirosa no trabalho. Acompanhe-nos.
Para lidar com funcionários mentirosos é preciso quebrar aquela ideia de que as pessoas precisam ser perfeitas no trabalho. É claro que um erro sempre será um erro, mas isso não quer dizer que o funcionário que mente uma vez, mentirá sempre. Esteja atento a isso.
Afinal, é quase impossível encontrarmos algum adulto que nunca tenha mentido na vida, concorda? Uns, mentem para “sair por cima”, enquanto outros mentem para evitar algum desconforto. De qualquer forma, a mentira não é nada legal, em nenhum âmbito de nossas vidas.
Mas o que fazer quando ela aparece nos funcionários? Como manter a tranquilidade nessa situação? Veja abaixo:
Parece óbvio, mas é muito importante que você tenha provas de que o discurso do funcionário é realmente mentiroso. Assim você evita de cometer uma injustiça que possa constranger e até mesmo causar uma grande insatisfação no colaborador.
Portanto, se você está apenas “desconfiando”, procure saber mais sobre o ocorrido antes de simplesmente apontar o dedo, ok?
Analise até que ponto se trata de uma mentira, proposital, ou uma forma diferente de enxergar algo.
Precisamos ter em mente que cada pessoa é única e, dessa forma, possui a sua maneira de enxergar a vida e as coisas. Por isso, antes de apontar que a pessoa está sendo mentirosa, veja se ela não está apenas tendo uma visão por outro ângulo.
Analise os motivos pelos quais a mentira está sendo contada. É por medo de que algo ruim aconteça? É por vergonha? Para prejudicar? Fazer mal? Avalie a situação profundamente.
Às vezes, a vergonha leva à mentira, e nessas situações precisamos ser compreensivos para que o colaborador sinta-se mais acolhido em momentos difíceis. Afinal, apenas “xingar” pode fazer com que a mentira volte a aparecer, justamente para evitar esse constrangimento.
Avalie o que pode ocorrer depois de que a mentira estiver instaurada na corporação. Dependendo dos impactos, a conversa com o colaborador pode ser mais compreensiva ou a relação entre a empresa e o sujeito deverá ser cortada por meio da demissão.
Mas, cuidado para não agir pela emoção: avalie bem a situação.
Por fim, busque estabelecer uma comunicação franca por meio do diálogo saudável. Não confronte ou fique “xingando”, mas sim, busque ouvir, entender o outro. Além disso, aponte os fatores negativos da ação do colaborador e demonstre querer ajudá-lo a lidar com isso.
Assim, quem sabe, uma atmosfera mais positiva impeça o aparecimento de novos funcionários mentirosos.