As franquias de transportadora estão se constituindo como um importante alvo de investimento de empreendedores nos últimos anos e convém a ser uma grande aposta agora em 2023. Com isso, para quem opta por aplicações mais seguras, esse setor é uma alternativa interessante.
Além do mais, na última década, as redes de venda pela internet tomaram grandes proporções e se difundiram em todo o país, junto com as companhias de delivery, que ganharam espaço nos anos de pandemia. Com isso, as empresas responsáveis por entregas viram as suas demandas aumentarem significativamente.
Antes de citar excelentes opções de franquias de transportadora para investir em 2023, é importante ter em mente que apenas em 1 semestre, o faturamento das lojas virtuais superou a marca de ganhos de muitos outros anos do segmento. Consequentemente, impactou diretamente no crescimento das franquias de transportadora.
O desenvolvimento representou mais de 50% no último ano, principalmente porque o comportamento de adquirir produtos pelo mundo digital ficou muito bem estabelecido. Desse modo, a Associação Brasileira de Franchising, então, reforça como o cenário desta área tende a ficar cada vez mais atrativo.
É uma marca que atua no nicho de entrega expressa e suas operações tem como principal intuito atender as lojas que executam seus serviços por meio do e-commerce. As principais funções do franqueado além do transporte de encomendas, são: recebimento e coleta de pedidos, triagem e venda de embalagens.
São duas as modalidades disponibilizadas: loja física padrão e centro de operações. Independentemente, as obrigações laborais serão as mesmas.
Sendo assim, o investimento inicial pode oscilar entre 15 mil e 30 mil reais, sendo a segunda modalidade apresentada a mais cara. Enquanto, o faturamento médio mensal gira em torno de 30 mil reais, no mínimo, contando com um prazo de retorno que pode variar de 24 a 36 meses.
Dentre as franquias de transportadora, a Ecobike Courier é a melhor alternativa para o investidor que tem maior preocupação em montar um negócio sustentável, visto que as ações para mitigar os impactos ambientais é a marca registrada da empresa.
Inclusive, esse ponto é um importante favorecedor de sua boa reputação no mercado. Assim, o seu método de serviço é contratar ciclistas para entregar mercadorias a pequenas e médias distâncias. E, ainda, com a tentativa de tornar os preços mais acessíveis para o consumidor.
Portanto, o investimento inicial para o modelo home based é de mil e oitocentos reais, proporcionando um faturamento médio de 15 mil. Ao passo que, o prazo de retorno é de aproximadamente 2 meses.
Aqui, tem-se uma opção não só viável, mas também muito rentável de franquia de transportadora para investir em 2023. Pois, a sua atuação vai desde a entrega propriamente dita de mercadorias até o armazenamento de remessas parciais.
A região de atuação da Postex Expressa ainda está mais focada no Sul e no Sudeste e abrange mais de um modelo de trabalho, tanto físico quanto virtual. Logo, o investimento inicial mínimo para abrir uma unidade é de 3.500 reais, com um faturamento médio que gira em torno de 25 mil reais.
A Eagle Track é uma franquia de transportadora que muito investe em tecnologia para melhorar a qualidade de seus serviços. Com isso, um dos recursos diferenciais da sua marca é uma telemetria bastante precisa para que o cliente possa rastrear sua entrega de maneira mais detalhada.
Além disso, ela conta com um sistema de roteamento que resulta em uma diminuição de gastos operacionais. Para ser um associado, então, é preciso despender um pouco mais de capital, sendo o montante mínimo de 115 mil reais, com um prazo de retorno que varia de 24 a 36 meses.
Os Correios é a rede de transporte mais conhecida em todo o Brasil e é famosa pela sua eficiência, apesar dos eventuais transtornos que podem vir a acontecer. Sendo assim, a variedade dos seus métodos de atuação é o que a fez tão famosa. Pois, realiza a entrega produtos de grande e pequeno porte e até mesmo impressos.
A única mudança para ser um associado, é que dentre a maioria das franquias de transportadora, essa é propriedade do Governo Federal. Logo, implica a existência de um processo de licitação. Em média, o investimento inicial gira em torno de 123 mil reais, mas esse valor pode chegar até 400 mil, dependendo da modalidade escolhida.