Então, se você é empreendedor ou empreendedora, ou ainda não é, mas deseja começar o negócio, além disso, não sabe o que escolher para começar suas atividades, saiba que o mercado da gastronomia é um dos que mais crescem no Brasil. Ainda mais, o ramo de padaria e confeitaria.
Ou seja, é uma excelente opção para quem quer começar um negócio ou até mesmo tentar um novo ramo de atividade. Pois, se tratando de franquias, o nicho de alimentação, é um dos que mais crescem nos últimos anos. Além disso, é um dos mais populares para os empreendedores.
Segundo a ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em 2020 o setor conseguiu faturar R$ 91,94 bilhões. Mesmo em um ano de pandemia, o nicho conseguiu crescer em torno de 3,3%.
Alguns empreendedores optam por produção própria e outros apenas por revenda de produtos de padaria e confeitaria.
De acordo com os dados da ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, resultados de pesquisa feito nas principais capitais do Brasil, em 2020, mostram que o setor de produção própria ainda é o mais popular. No entanto, os produtos de revenda apresentaram um aumento bem significativo, em torno de 88%.
Isso só mostra que há mais opções do que se imagina, quando o assunto é escolher o ramo de panificação e confeitaria para seu negócio.
Escolher um modelo de franquia, bem estruturada, ajuda muito o empreendedor a economizar tempo e dinheiro.
Afinal, ter um modelo de negócio pronto, com aceitação no mercado, projeto de gestão, implantação, acompanhamento e divulgação, entre outros pontos importantes, já é um excelente começo.
Pois com a estrutura pronta para funcionar, o planejamento será mais fácil para a pessoa seguir. Ou seja, o modelo de franquia vai adiantar muito o caminhar nesse processo de construção do negócio em si. Ainda mais, quando se quer empreender sem saber muito bem por onde começar e por qual modelo de negócio optar.
Isso não quer dizer que não se deva ter alguns cuidados essenciais na escolha da franquia. Afinal, deve ser o que mais se adequa ao modelo e público escolhidos pelo empreendedor. Portanto, não deixe de fazer a pesquisa de mercado. Pois, ela é essencial até na hora de se escolher um bom modelo de negócio e uma boa franquia.
Escolher uma boa franquia é o primeiro passo quando se opta por esse modelo de negócio. Para isso, veja quanto tempo de mercado a empresa que deseja escolher tem no mercado. Ademais, analise os números ou peça ajuda especializada para isso.
Importante saber que a maioria das franquias disponíveis no mercado brasileiro, para os seguimentos de padaria e confeitaria, são com investimentos iniciais a partir de 50 mil reais.
Também é essencial, acompanhar e analisar as inovações do mercado de franquia em panificação e confeitaria que ainda não chegaram na sua região e poderiam também ter uma boa aceitação. Ademais, saber quais seriam os sistemas de produção, distribuição e vendas dentre os que mais geram resultado, você pode usar na sua localidade.
Agora, saiba quais são as franquias do segmento de padaria e confeitaria que mais se destacaram no mercado brasileiro nos últimos anos. Aliás, destacam-se as que têm maior potencial de crescimento para os próximos anos:
Padarias: Casa Bauducco, Pão & Companhia e Casa de Bolos.
Confeitaria: Sodiê Doces, Fábrica de Bolo Vó Alzira, Amor aos Pedaços, Bella Gulla, Dona Nuvem e Ale Bakery.
Se você deseja abrir um negócio nos ramos de padaria ou confeitaria, e não tem disposição para acordar cedo, e começar a trabalhar por volta das 4:30h ou 5h da matina, esse é um ponto de atenção a considerar.
Embora, a franquia ofereça todo o suporte para todo o negócio dar certo, é importante acompanhar o processo de produção, gestão e oferta ao seu cliente e tudo mais. Por isso, antes de ingressar no ramo de panificação ou confeitaria, faça uma autoanalise e veja se é realmente um bom negócio para você ou não.