Empreendedorismo

Franquias de baixo custo que revolucionam

Começamos dizendo que, no caso do tema de hoje, o ditado “O barato custa caro!” não procede. Isso porque, existem muitas franquias de baixo custo que estão fazendo sucesso e revolucionando o mercado de franquias brasileiro. Por isso que hoje, nós vamos indicar algumas franquias que fazem parte deste cenário.

Franquias de baixo custo — Reprodução Canva

Se você pretende atingir a sua independência financeira, quanto menor for o custo inicial da franquia, maior é a lucratividade dela, uma vez que o retorno do investimento ocorre em menor tempo.

Franquias de baixo custo que estão revolucionando o mercado

Apresentamos na sequência algumas franquias de baixo custo que estão revolucionando o mercado de franquias brasileiro. Procurou-se mostrar franquias de diferentes segmentos para que o leitor perceba que as empresas de baixo custo são diversificadas.

Bellaza

A franquia teve início em 2019, em Curitiba (PR), com a intenção de atender mulheres que buscam independência financeira e trabalhar com produtos que gostam.

Entre os itens comercializados pela franquia tem-se maquiagens, produtos para skincare, cosméticos, e acessórios com mais de 50 marcas nacionais e importadas que atendem a todos os perfis e gostos das mulheres.

Oferece aos franqueados, o modelo de negócio home office, onde a franqueadora se responsabiliza pela entrega dos produtos comercializados. 

Considere os seguintes valores oferecidos pela franqueadora:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil;
  • Taxa de franquia: R$ 9 mil;
  • Custo mensal mínimo: R$ 39 (hospedagem do site);
  • Estimativa de tempo para iniciar a comercialização: 30 dias;
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 1 e 24 meses;
  • Estimativa de faturamento médio: R$ 5 mil.

Mazze

A franquia teve seu início em Curitiba (PR), no ano de 2013, e em 2019 tornou-se franquia. É referência no Sul do Brasil na comercialização de joias contemporâneas, possuindo 59 unidades distribuídas pelo Brasil.

A marca faz a criação de um site personalizado para o franqueado, com os produtos já cadastrados, e oferece metodologia de vendas e suporte específico para que o responsável pela unidade realize suas vendas em todo o Brasil. Sendo assim, com a efetivação das vendas, a franqueadora faz a entrega dos produtos e encaminha mensalmente o lucro sobre as vendas para o franqueado. 

Além disso, oferece um kit de joias em consignação, sendo que o pagamento é realizado quando for efetivada as vendas.

Considere os seguintes valores oferecidos pela franqueadora:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil;
  • Taxa de royalties: 15% sobre as compras realizadas pelo seu site;
  • Taxa de propaganda: não há cobrança;
  • Custo mensal mínimo: R$ 39 (hospedagem do site);
  • Margem de lucro: entre 30% e 50%;
  • Estimativa de tempo para iniciar a comercialização: 30 dias;
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 1 e 2 anos;
  • Estimativa de faturamento médio: R$ 5 mil.

Cappta

Foi criada no Dia do Cliente, em 2011, com a proposta de se diferenciar com uma solução de pagamentos completa para o varejista e simples para o usuário. Além disso, foi uma das primeiras fintechs criadas no país, e possui 87 unidades distribuídas pelo país.

Assim, faz parte do 4º maior grupo de meios de pagamento do Brasil: a Stone Company. O programa Parcele Já, pertencente à franquia, foi criado em 2019, com a intenção de ajudar clientes e lojistas que precisam parcelar as suas compras.

Considere os seguintes valores oferecidos pela franqueadora:

  • Investimento inicial: R$ 199;
  • Taxa de royalties: R$ 199;
  • Taxa de propaganda: não há cobrança;
  • Margem de lucro: entre 0,1% e 5%;
  • Estimativa de tempo para iniciar a comercialização: 30 dias;
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 1 e 2 meses;
  • Estimativa de faturamento médio: a partir de R$ 5 mil.

UaiRango

A franquia foi criada em 2015, na cidade de São João Del Rei (MG), oferecendo um sistema de delivery bom para o usuário e os estabelecimentos comerciais. Dessa forma, para o usuário, é uma maneira prática e rápida de realizar seu pedido. Para os estabelecimentos, possibilita receber os pedidos de maneira fácil e direta.

A marca tem foco em cidades pequenas, com população entre 10 mil e 120 mil habitantes. O franqueado compra um kit completo de materiais físicos como guardanapos personalizados, panfletos, cartazes, copos, entre outros. Além de materiais virtuais para operar na cidade.

Considere os seguintes valores oferecidos pela franqueadora:

  • Investimento inicial: R$ 6 mil;
  • Taxa de franquia: R$ 6 mil;
  • Taxa de royalties: não há cobrança;
  • Taxa de propaganda: não informado;
  • Margem de lucro: entre 10% e 50%;
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 6 e 12 meses;
  • Estimativa de faturamento médio: entre R$ 1.000 e R$ 5 mil.

Por fim, agora você já conhece algumas empresas que possuem baixo custo e, justamente por isso, são revolucionárias no setor.

Assim, use o post de hoje como uma inspiração para começar o seu próprio negócio, sabendo que não é necessário despender de grandes valores para iniciar! Dessa forma, é só escolher sua área e colocar a mão na massa!