Você já ouviu falar na franquia Starbucks? Pois sabia que a empresa não é uma franquia? Ela oferece ao empreendedor a aquisição de uma licença da marca. Por isso, que hoje, nós vamos esclarecer sobre a “franquia Starbucks”, quanto custa e como abrir a sua.
Dessa forma, iremos falar neste artigo sobre a empresa Starbucks e de sua maneira de licenciamento da marca. Acompanhe!
A sede da empresa fica na cidade de Seattle, sendo criada em 1971. Dessa forma, é entendida como sendo uma empresa multinacional norte-americana no ramo de cafeteria. O nome Starbuck, teve origem no personagem do livro Moby Dick, e tem como logotipo um entalhe escandinavo do século XVI, contendo uma sereia com duas caudas.
Entre os produtos oferecidos tem-se o café expresso, o cappuccino, chás diversos e acompanhamentos.
Nos dias atuais, conta com mais de 20 mil lojas próprias e licenciadas em todo o mundo. No Brasil, a primeira loja foi aberta em 2006, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Hoje, são mais de 115 lojas licenciadas em todo o Brasil.
O licenciamento da marca é comprado pelo empreendedor. Assim, tem-se o direito de vender os produtos da marca de maneira mais livre, não havendo padronização das operações e processos.
Dessa forma, a compra da licença da marca possibilita que o empreendedor utilize todos os produtos da marca, nome e identidade da linha. O empreendedor poderá administrar e gerenciar a sua empresa licenciada da maneira que melhor lhe convier, utilizando as estratégias que achar mais convenientes para a ocasião.
Neste formato de licenciamento, o empreendedor pode agir de maneira independente, sem seguir os padrões estabelecidos.
São 4 os modelos de negócio oferecidos para licenciamento pela empresa Starbucks:
Para comprar o licenciamento da marca Starbucks é preciso desembolsar a quantia de R$ 500 mil, em média. Esse valor corresponde à compra dos direitos de reprodução dos produtos, serviços e nome da empresa.
Mas, é preciso considerar outros valores que variam de cidade para cidade como:
Para se tornar um licenciado da empresa Starbucks é preciso:
Mas atenção: Apesar de não ser uma franquia, a empresa Starbucks oferece um treinamento básico para que o empreendedor conheça os produtos e serviços. Assim, também vai receber toda a documentação do licenciamento da marca.
Se necessário, a marca Starbucks ainda oferece um suporte básico para a montagem da loja e as operações a serem desempenhadas.
Por fim, agora que você já sabe que a empresa Starbucks não é uma franquia, mas oferece licenciamento para quem quer abrir empresas da marca, considere como opção na sua escolha de investimentos.
Como se trata de uma marca que caiu no gosto da cultura pop, ter uma empresa licenciada da Starbucks é garantia de sucesso!