A Franchising está expandindo rapidamente no Brasil e no mundo. Os números parecem promissores, sugerindo haver muito espaço para acelerar o progresso. Por isso que hoje, indicaremos se vale a pena abrir uma franquia de loja esportiva em 2023.
Existem oportunidades interessantes em outros setores tão lucrativos quanto as franquias mais conhecidas, como o fast food. Por exemplo, franquias de lojas esportivas que estão chamando atenção e conquistaram o gosto de empresários que buscam altos retornos.
Este artigo explicará por que investindo em uma franquia de loja esportiva é uma jogada inteligente. Além disso, você terá acesso a dados que mostram a tendência esportiva e indicam um caminho de oportunidades para um crescimento acelerado.
Uma nova tendência do mercado mudou as circunstâncias e impulsionou a preferência por artigos esportivos: o boom do fitness, que ficou evidente nos últimos anos, aqueceu o mercado e levou muitos empresários a apostar na tendência na esperança de aumentar seus lucros.
O mercado esportivo brasileiro já bateu vários recordes e está bem-posicionado para avançar ainda mais no futuro. A indústria está em alta e o crescimento regional está estável, o que é um bom presságio para os curtos e médios prazos.
Não resta dúvida que o comportamento do consumidor é o argumento mais contundente a favor de apostar na indústria do esporte. Houve uma mudança clara nos últimos anos para tornar as atividades físicas e esportivas uma prioridade mais alta.
Observando que as academias representam apenas uma pequena fração do total da indústria esportiva, os proprietários com familiaridade na área, podem se alegrar com as perspectivas do setor.
É fundamental na hora de decidir os rumos de uma franquia esportiva, principalmente, aliar com as preferências pessoais do empreendedor. Por exemplo, você deve conhecer as modalidades brasileiras mais populares, que inevitavelmente também são as mais apreciadas neste país.
Confira os principais dados sobre o setor esportivo, apresentados por uma pesquisa pelo Atlas Esporte no Brasil:
Diante disso, fica claro que o mercado esportivo tem muito espaço para se expandir, e as redes de franquias de loja esportiva, que focam em atender as necessidades do setor, têm a ganhar significativamente.
Para possuir uma franquia de loja esportiva, não é necessário nem suficiente que o franqueado seja um fã de fitness ou fanático por esportes. Em vez disso, é suficiente que o franqueado goste do setor em questão e tenha uma sólida perspicácia nos negócios.
É importante que o franqueado conheça um pouco dos produtos e ficar de olho em eventos esportivos que impulsionem os negócios são cruciais para um investidor.
As franquias de loja esportiva nem sempre precisa de pessoas com antecedentes de atletas ou uma paixão por esportes. Mas é importante conseguir determinar compras e gestão de estoques e acompanhar eventos esportivos em escala nacional e internacional.
Embora não exista uma fórmula infalível para o sucesso nos negócios, existem etapas que você pode seguir para melhorar as perspectivas de sua franquia.
Faz bem em acompanhar torneios em uma ampla gama de disciplinas esportivas para obter inspiração para campanhas de marketing centradas no torcedor. Procure também manter uma vitrine limpa e bem abastecida em todos os momentos.
Mantenha uma relação de trabalho positiva com sua clientela. Ofereça vendas de aniversário, descontos sazonais e pacotes, além de manter os clientes atualizados sobre essas e outras promoções o tempo todo.
Os clientes de negócios relacionados a esportes tendem a ser leais e consistentes.
Também é importante destacar que é necessário trabalhar a diversidade de produtos, como um mix de produtos variado, caso contrário, pode reduzir as vendas e prejudicar o fluxo de caixa.
É por isso que você deve desenvolver um conhecimento completo e mistura eclética que apoie e aprimore o meio-termo. Por fim, fique de olho no nível de estoque, porque ele também afeta o fluxo de caixa.
Enfim, investir em uma franquia de loja esportiva tem grande potencial de ser um excelente investimento, uma vez que o mercado está aquecido, e em franca expansão.