A Ford Brasil tem como um dos pilares do seu modelo de negócio o desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva. Por isso, a montadora atualizou o Campo de Provas de Tatuí, no interior do estado de São Paulo, para que pudesse testar e desenvolver veículos conectados, elétricos e autônomos.
Agora chamado de Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, o local conta com antena 5G e sensoreamento das pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma.
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Os profissionais do Centro de Tatuí agora atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul. Eles também passaram a participar de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.
Aliando infraestrutura de ponta ao capital humano qualificado, a Ford identificou uma oportunidade de negócio e expandiu a atuação da unidade, que iniciou a prestação de serviços para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, o que diferencia o papel do Centro de Tatuí dos demais centros de testes presentes na região.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (que conta com três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.
O novo centro da Ford Brasil ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas. Seus 40 quilômetros de pistas de terra e 20 quilômetros de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.
O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.
Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.
Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.
A Ford anunciou investimentos globais em eletrificação de US$ 50 bilhões até 2026 e projeta que 50% das suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030. Ao mesmo tempo, desenvolve uma série de iniciativas para garantir o suprimento de baterias e matérias-primas, com uma meta de produção global de mais de 2 milhões de veículos elétricos por ano até 2026.
Dois exemplos desse investimento são o Mach-E e a E-Transit, sendo esta última a dona de 95% das vendas de vans elétricas na Na América do Norte. Os dois modelos da Ford já estão sendo testados no novo centro no Brasil com o objetivo de avaliar o seu comportamento na região da América do Sul e relação com as características dos consumidores locais.
A E-Transit é a primeira van elétrica de uma grande montadora na América do Norte. Segundo a Ford, ela prova que os veículos comerciais elétricos não são mais uma visão do futuro, mas uma realidade que aumenta a produtividade dos clientes com a conectividade e outros recursos inovadores.
Já o Mach-E “é um ícone de esportividade que une a emoção do cupê esportivo Mustang com a versatilidade de um SUV para toda a família. Ele traz o estado da arte da tecnologia e conectividade, com o espírito de liberdade do Mustang e um estilo incomparável, capaz de se adaptar facilmente ao estilo de vida dos clientes”, diz a montadora.