Clientes da Caixa Econômica Federal certamente não tiveram uma manhã das mais fáceis nesta terça-feira (16). De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, o aplicativo oficial do banco apresentou uma série de instabilidades, que dificultaram o uso da aplicação nos celulares.
Os relatos são diversos, mas de uma maneira geral é possível perceber que a grande maioria das reclamações gira em torno do momento da realização do login. De acordo com os usuários, é justamente na inserção dos dados, que o sistema apresenta uma mensagem de erro.
O problema em questão está sendo registrado em celulares Android e iPhone. Transações financeiras, como o Pix, por exemplo, são as que registram as maiores reclamações. No site Downdetector, por exemplo, as queixas começaram por volta das 7h, e atingiram o pico às 8h55.
Nas redes sociais, o problema com o app da Caixa gerou uma onda de reclamações. No X, por exemplo, usuários aproveitaram para perguntar se a falha estaria acontecendo apenas com eles.
“Passando vergonha pois fui abrir o aplicativo da caixa pra fazer um pix e simplesmente não abre”, disse uma internauta.
“Achei que era só eu, mas acho que o aplicativo da caixa está fora do ar. Para vocês aparece o erro AZ-403?”, questionou outra.
Também nas redes sociais, alguns usuários disseram que conseguiram usar o app da Caixa usando a opção de dados móveis, e desligando o wifi do aparelho.
A Caixa Econômica Federal foi procurada por diversos veículos de imprensa para explicar o que estava acontecendo. De acordo com o banco, o app oficial estava realmente apresentando algumas falhas no período da manhã, mas o problema em questão já teria sido resolvido.
“O APP Internet Banking do banco apresentou lentidão nos acessos no início da manhã de hoje (16). No momento, o aplicativo funciona normalmente”, disse o banco, por meio de nota.
Os problemas registrados no app da Caixa Econômica Federal estão acontecendo às vésperas do retorno dos repasses do Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as liberações do benefício voltam a ser feitas na próxima quinta-feira (18).
A Caixa, que é responsável pelas liberações, garante que não haverá nenhum tipo de problema com os pagamentos do Bolsa Família, e que todos os usuários deverão receber o saldo em suas contas nas datas previamente estipuladas pelo governo federal.
Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o benefício em sua conta. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro:
Agora, você pode conferir a lista de adicionais do benefício que serão pagos neste mês de janeiro, e que também são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal: