As fontes de energia recebem esse nome pois são capazes de produzir energia para as mais variadas finalidades.
O tópico é cobrado com grande frequência por questões de geografia das principais provas do país, com um destaque para aquela do ENEM.
As fontes de energia são matérias-primas, também denominadas de recursos naturais, que são capazes de produzir energia para determinada finalidade, como, por exemplo, a produção de eletricidade.
Podemos encontrar fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis. Vamos ver, a seguir, um pouco mais sobre os dois tipos.
As fontes de energia renováveis são aquelas que podem ser repostas de maneira natural no meio ambiente, como, por exemplo, a água. Porém, é válido ressaltar que o fato de elas poderem ser repostas naturalmente não significa que essas fontes sejam inesgotáveis ou que não possam causar danos ambientais.
Atualmente, as fontes de energia renováveis são responsáveis por cerca de 83% da produção de energia de todo o Brasil.
As fontes de energia não renováveis recebem esse nome pois elas não podem ser renovadas naturalmente no meio ambiente. Assim, uma vez esgotadas, essas fontes não podem ser regeneradas, possuindo reservas finitas.
Atualmente, as fontes de energia não renováveis são responsáveis pela produção de cerca de 18% da energia do Brasil.
Vamos conferir, a seguir, alguns exemplos de fontes de energia não renováveis e a porcentagem de energia brasileira pela qual elas são responsáveis: