O foco no positivo é capaz de mudar a sua perspectiva sobre os mais diversos fatores envolvidos com o seu trabalho. Por isso, apostar em pensamentos positivos e ouvir mais as suas emoções é respeitar a si mesmo e encontrar um equilíbrio entre trabalho e saúde mental.
Ficou interessado no assunto e quer saber por onde começar nessa trajetória de focar mais nas coisas positivas? Então acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!
É claro que existe uma série de pensamentos com foco no positivo que você pode usar no dia a dia de trabalho. No entanto, selecionamos alguns deles para que você tenha um ponto de partida que respeite o seu bem-estar e os seus limites. Acompanhe e inspire-se:
Sabe quando bate aquele desespero de não conseguir finalizar uma determinada tarefa da maneira que você desejaria? Pois bem… Neste momento, o ideal é que você mantenha o foco no positivo e reconheça que possui limites.
Ninguém é invencível no trabalho. Há cobranças que podem nos colocar diante de um limite, e tudo bem!
Lembrar que você faz o que está ao seu alcance e dentro do seu controle é fundamental para não se levar ao esgotamento no trabalho. Respeite os seus limites.
Quando você se sentir irritado, estressado ou até mesmo triste com algo que está acontecendo, o foco no positivo pode se basear em escutar as suas emoções.
Sim, entenda que elas fazem parte da sua rotina. E ainda, que elas são importantes aliadas do seu cérebro, pois ajudam a equilibrar as emoções positivas também.
Quando você escuta o que sente, entende porque está sentindo e busca soluções plausíveis, automaticamente o seu dia fica mais leve, produtivo e menos desgastante.
Ao invés de lamentar um problema e se sentir estacionado nele, use o foco no positivo na hora de pensar em boas soluções.
Analise quais caminhos podem ser seguidos e pare de dizer que é impossível encontrar um jeito. Quando mudamos a nossa mente e focamos em soluções, percebemos que muitas delas estão diante de nós, mas apenas não conseguíamos dar a atenção adequada.
Diga isso para você sempre que sentir medo.
Claro que você pode sentir medo e entender por que está sentindo. No entanto, não se prenda somente a ele: tente enxergar o resultado que poderá ser alcançado ao vencer este medo.
Seja grato pelas suas conquistas diárias, mensais e anuais. Esse foco no positivo pode lhe ajudar a perceber o quanto você já cresceu nos últimos tempos e o quanto isso significa que você é realmente bom no que faz.
Esses pensamentos ajudam na hora de elevar a motivação e focar em um plano de ação para o futuro. E assim, é possível viabilizar mais bem-estar e qualidade de vida no trabalho.