É cabível que o empreendedor realize diversas análises inerentes ao mercado atual. Uma vez que a era digital amplia as possibilidades para que todas as empresas alcancem a liderança de determinado nicho de mercado.
No entanto, essa objetividade e clareza nas análises são referentes a diversos fatores internos e externos. Sendo assim, as análises estratégicas, como a Matriz Swot, devem ser feitas periodicamente, de modo que o empreendedor analise os fatores externos não controláveis e as oportunidades de sua marca dentro do cenário atual.
Por isso, uma gestão no mercado atual deve ser feita de maneira holística e direcionada, considerando sistemas inovadores como a integração omnichannel, dentre outros pontos relacionados.
Sendo assim, é necessário que uma marca no mercado atual direcione as suas ações de marketing digital, ao passo que também identifique os gargalos de seu processo e otimize o seu fluxo financeiro.
Dessa forma, é necessário que uma marca no mercado atual atenda o seu cliente de maneira ampla e atualizada; bem como analise as tendências de mercado para que não fique aquém do seu concorrente.
Por isso, a atuação empreendedora na era digital exige da gestão empreendedora um ciclo contínuo de melhorias; ao passo que também é necessário atender a demanda atual. Sendo assim, é implícito que haja um equilíbrio entre os investimentos e as decisões da gestão.
Além disso, há diversos fatores inerentes à análise empreendedora, como as métricas oriundas de diversos sistemas, as pesquisas que devem ser feitas junto ao cliente, possíveis programas de fidelização e, não menos importante, a definição do que será o seu diferencial competitivo,
Todavia, muitos dos fatores citados são intangíveis e o impacto nas entregas que a empresa faz o cliente pode ocorrer indiretamente. Por isso, é necessário considerar as métricas e os dados sistêmicos, porém também é importante escutar o cliente em todos os canais da empresa.
De modo que as melhorias contínuas sejam criadas em um fluxo orgânico que direcione os processos da gestão. Sendo assim, a análise de mercado é fundamental para que uma empresa obtenha sucesso no mercado de forma ampla; ao passo que também a inovação deve ser um fator corroborado pelas estratégias de gestão.