O eletromagnetismo é usado para descrever uma das forças fundamentais da natureza. Essa força está entre as partículas subatômicas, como prótons e elétrons, ajudando a manter a matéria ligada.
Ele também pode ser utilizado para descrever como um campo magnético é desenvolvido pelo fluxo de corrente elétrica.
Quando uma corrente elétrica é conduzida por um fio, ela acaba gerando um campo magnético. Trata-se de um conceito importante em eletricidade.
O campo magnético pode ser expandido ao enrolar o fio. Isso corrobora para que a corrente flua por uma distância menor, aumentando seu campo magnético.
Uma das criações mais importantes oriundas do eletromagnetismo é o motor elétrico. Em síntese, ele converte energia elétrica em movimento físico.
Os motores elétricos criam campos magnéticos com corrente elétrica através de uma bobina. Sendo assim, o campo magnético desenvolve uma força com um imã causando movimento ou giro para acionar o motor.
Os motores elétricos podem ser utilizados para diversas finalidades. Por exemplo, existem um modelo dentro do seu PC, incluindo um para girar o ventilador, um para abrir a unidade de CF e um para operar o disco rígido.
Outra aplicação promovida pelo eletromagnetismo é a indução, ou seja, ocorre quando o movimento é utilizado para geração de eletricidade.
A medida que um fio é movido por meio de um campo magnético, a corrente passa a fluir por ele.
Os geradores elétricos transformam energia mecânica em energia elétrica através da indução.
Enquanto uma bobina de fio acaba sendo girada entre dois ímãs opostos, uma corrente elétrica é gerada e pode ser utilizada para carregar dispositivos eletrônicos.
Os geradores podem conseguir energia através de várias fontes. Dentre as fontes de energia mais populares estão as hidrelétricas e o uso de energia eólica.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Não deixe de ler também – Biologia: Tópicos importantes sobre o herbívoros.