A fintech vem conquistando o mundo dos negócios desde sua criação, há alguns anos. Atingindo o pico em 2015, algumas “startups” se transformaram no próximo “boom” da tecnologia. Saiba mais sobre essas empresas na matéria do Notícias Concursos deste sábado (11).
Atualmente, alguns definem o termo fintech como um movimento contracultural de empreendedores de tecnologia. Ao fazê-lo, o objetivo é derrubar a regulamentação estrita dos bancos e empréstimos tradicionais, bem como uma reação contra a mudança.
O resultado é um envio e recebimento de fundos mais fácil entre contas. Também, de forma mais simples, um grupo de empresas que compõem uma indústria que utiliza a tecnologia para criar um sistema financeiro eficaz e eficiente.
Assim, leia mais: Vai fazer uma compra PJ? Aprenda como solicitar cartão de crédito do Banco Inter para empresa
A indústria é composta por empresas que prestam os seguintes serviços:
Da mesma forma, os processos que envolvem esses serviços, antes feitos por pessoas do back office, agora são feitos por inteligência artificial (IA). Assim, a modernidade beneficia os usuários dos serviços financeiros.
Conforme mencionado anteriormente, essas empresas passaram a facilitar os processos financeiros em geral. No entanto, algumas ações e ferramentas podem se destacar mais do que outras. Incluindo:
Os pagamentos online e em tempo real revolucionaram a forma como as pessoas gerenciam seus saldos de contas e fluxo de caixa. No mundo automatizado de hoje, os consumidores buscam facilidade de uso e conveniência em tudo o que fazem – desde compras on-line até serviços bancários.
A tecnologia é uma ótima ferramenta de equilíbrio, permitindo que novos tipos de empresas concorram lado a lado com empresas maiores e mais estabelecidas. Os clientes agora podem ver como pequenos bancos comunitários podem usar a IA para aumentar sua participação no mercado. Também possui processos operacionais integrados que facilitam o dia a dia.
Portanto, confira: Pix em processamento Caixa: veja como proceder caso apareça essa mensagem
O setor de empréstimos também está se beneficiando das maravilhas que a fintech traz para a vida de seus usuários. Assim, o modelo de negócios anterior para as empresas de crédito era que os bancos atuassem como mediadores entre clientes e tomadores.
Como resultado, as empresas eliminaram completamente a necessidade de intermediários. Portanto, isso reduz muito o custo do empréstimo.
Anteriormente, a confiança do consumidor nas instituições financeiras dependia da infraestrutura física. No entanto, esse sentimento está mudando devido ao surgimento de tais empresas no setor bancário.
A fintech está facilitando novos processos de back-end bancários, fornecendo soluções direcionadas a clientes e empresas de varejo. Como tal, trouxe várias aplicações e revolucionou a forma como os utilizadores acedem às finanças.
Dessa forma, veja: Central Nubank: veja como entrar em contato com os operadores do roxinho