O saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que está com os dias contados, ao menos este mês continua sem alterações e ativo. O dinheiro extra, segundo o calendário oficial está liberada a retirada para os nascidos no mês de fevereiro.
A modalidade autoriza o saque de 5% a 50% do que tiver de saldo nas contas vinculadas ao cidadão, dependendo do valor total disponível, e uma parcela fixa adicional. Escolhendo esta opção, é possível realizar uma nova retirada anualmente, sempre que chegar o mês de aniversário.
Como você poderá ver no calendário que o Notícias Concursos mostrará abaixo na matéria de hoje o prazo total para saque é de aproximadamente três meses, portanto, nascidos em dezembro e janeiro ainda podem retirar o dinheiro extra.
Os cotistas que nasceram em fevereiro e que aderiram à modalidade já estão aptos a resgatar os valores desde o primeiro dia útil do mês. O prazo final é 29 de abril. Ademais, veja o calendário completo:
Uma ótima vantagem da modalidade é que os trabalhadores podem aproveitar bem o dinheiro extra, por exemplo, investindo o dinheiro nas diversas aplicações bancárias que rendem mais.
Isso porque o índice da correção que se aplica no saldo do Fundo de Garantia não é o bastante nem sequer para cobrir o percentual da inflação. O saque-aniversário vale também para “desafogar” dos momentos de necessidade financeira.
Neste mês, os interessados ainda podem aderir a modalidade de saque do FGTS. Veja como:
A primeira parcela do saque-aniversário caí no mesmo ano para quem fizer a adesão até o último dia útil do mês do seu aniversário. As trocas após o mês de aniversário garantem o recebimento da parcela a partir do ano seguinte.
Contudo, é importante frisar que caso se arrependa, o trabalhador pode retornar ao saque rescisão do FGTS. No entanto, neste caso, após a solicitação de retorno será necessário aguardar um prazo de 24 meses para que a troca seja efetivada.