O PIS (Programa de Integração Social) é um programa de distribuição de renda que beneficia milhares de trabalhadores brasileiros. Ele é destinado para todos os trabalhadores do setor privado e funciona como uma espécie de bônus anual, a fim de gratificar o cidadão pelo ano trabalhado.
Assim, todas as pessoas que trabalham de carteira assinada e se enquadram nos requisitos exigidos do programa podem receber o benefício. Em 2023, os pagamentos já têm data para acontecer, bem como já estão definidos os valores do benefício. Veja mais informações a seguir.
O calendário de pagamento do PIS em 2023 já foi definido e será realizado de acordo com a data de nascimento de cada beneficiário. A seguir, confira o calendário de pagamento completo:
Assim como todos os anos, o valor do abono é atualizado de acordo com o reajuste do salário mínimo. Dessa forma, os trabalhadores que trabalharam por 12 meses no ano-base poderão receber o valor integral do benefício.
No entanto, caso você tenha trabalhado menos de 12 meses, ainda receberá o valor proporcional aos meses trabalhados.
A seguir, confira a tabela com os valores de pagamento de acordo com a quantidade de meses trabalhados:
O pagamento do PIS referente a um determinado ano é sempre pago no ano subsequente. Ou seja, se você trabalhou no ano de 2022, teria que receber o pagamento do seu PIS em 2023, referente ao ano-base anterior.
No entanto, devido à pandemia do Covid-19, o pagamento do benefício atrasou. Sendo assim, este ano, os beneficiários receberão sobre o ano-base 2021.
Dessa forma, todas as pessoas que trabalharam de carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2021 poderão receber o abono PIS em 2023, segundo o calendário de pagamentos. Mas também precisarão cumprir os outros requisitos de participação do programa.
A seguir, confira todas as regras do abono salarial:
Se você deseja saber se tem algum valor a receber do abono salarial, poderá consultar de forma fácil. Para isso, você deverá acessar o Portal Gov.Br ou mesmo através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para telefones Android e IOS. Outra opção é através do telefone 135.
Os trabalhadores que têm direito ao benefício poderão sacar os valores por meio da Caixa Econômica Federal, através da sua conta do banco ou cartão social.
Mas caso você não possua conta na Caixa, ainda poderá e dirigir a uma das agências bancárias com um documento de identificação com foto e o número do NIS (Número de Identificação Social) para solicitar o saque.