Você tem dívidas do FIES? Então fique atento, pois o prazo para a renegociação de dívidas do programa junto à Caixa Econômica Federal termina hoje (29).
Os inadimplentes poderão negociar as suas dívidas com até 99% de desconto até às 19 horas de hoje. Isso porque amanhã (sexta-feira, 30) não haverá expediente bancário. Confira mais informações a seguir.
Esta rodada de renegociação do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) teve início no dia 1 de setembro. Assim, poderão participar as pessoas que tinham contratos com mais de 360 dias de atraso a partir do dia 22 de julho, quando foi publicada a MP nº 1.090/2021.
Dessa forma, estas pessoas passaram a ter novas condições para a negociação de seus contratos.
Em primeiro lugar, vale destacar que algumas pessoas podem obter condições especiais para a renegociação da sua dívidas do FIES junto à Caixa Econômica.
Aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico poderão receber até 99% de desconto do valor consolidado da dívida. A regra também vale para quem recebe o Auxílio Emergencial em 2021.
Para as pessoas que não possuem CadÚnico ou não receberam o Auxílio Emergencial, os descontos podem chegar a 77%, para contratos também com mais de 360 dias de atraso. A Caixa oferece as opções de quitar a dívida a vista ou parcelar em até 15 vezes.
No entanto, o banco também oferecerá descontos para aqueles que tiverem menos de 360 dias de atraso em seus contratos. Assim, formaram-se 3 grupos de beneficiários. Veja a seguir.
Estes contratos obterão desconto de 99% no valor consolidado da dívida, já inclusos juros e multas. Para isso, devem ser inscritos no CadÚnico ou ter recebido Auxílio Emergencial em 2021. Neste caso, a data da última prestação do contrato deve ter atraso acima de 5 anos.
Para receber 92% de desconto na dívida do FIES, basta ter cadastro no CadÚnico ou ter participado do programa do Auxílio Emergencial em 2021. A dívida ainda poderá ser paga em 15 vezes.
Nos demais casos, o desconto poderá chegar a 77% do valor total da dívida, com amortização do saldo remanescente também em 15 meses.
Os contratos que possuem entre 90 e 360 dias poderão ser negociados com até 12% de desconto do valor total da dívida. Além disso, obterá isenção dos juros e multa. Para isso, o pagamento deverá ser a vista.
Outra possibilidade é realizar a renegociação para pagamento em até 150 meses. Neste caso, haverá apenas a isenção dos juros e da multa.
As pessoas que não estão com contrato do FIES em atraso junto à Caixa Econômica Federal também poderão participar da renegociação. Para este grupo, haverá condições especiais para o pagamento a vista de todas as parcelas.
Assim, receberão 12% de desconto no valor total remanescente.
Se você possui dívida do FIES e se enquadra em um dos grupos para renegociação, poderá fazer a solicitação por 3 meios: através do Portal SifesWeb, aplicativo FIES Caixa ou pode solicitar pessoalmente em uma das agências da Caixa.
Se você quiser saber mais detalhes sobre a renegociação, poderá acessar um dos portais da Caixa Econômica Federal e conferir qual é a opção que mais trará vantagens para você.