Empreendedorismo

Fidelização do cliente: atendimento, entregas, experiência e marketing

Dicas para fidelizar o cliente

Todo e qualquer negócio se divide em prospectar e manter a carteira de clientes, ambas atividades são de igual importância. Confira algumas dicas para fidelizar a clientela do seu negócio.

Frequentemente os empreendedores se veem divididos entre a prospecção de clientes e a manutenção da clientela já conquistada. Muitos acreditam que as estratégias e investimentos só serão válidos se forem direcionados aos novos clientes, entretanto, as duas vertentes são necessárias.

Fidelizar os consumidores é um objetivo, e como tal, é importante que as ações que levarão a esse objetivo sejam estrategicamente planejadas. Confira algumas dicas para implantar a estratégia de fidelização no seu negócio.

Atendimento

O primeiro passo é prestar um bom atendimento. Um bom atendimento é a base na qual o planejamento irá ser desenvolvido. As pessoas tendem a voltar aos lugares nos quais foram bem atendidas. Investir em um atendimento resolutivo e humanizado é o que gerará confiança no seu cliente.

Cumpra o prometido

Quando uma empresa determina prazos de entrega e de pagamento, além dos benefícios atrelados ao produto e/ou serviço, os clientes recebem essas informações como “promessas”. É essencial que essas “promessas” sejam cumpridas evitando o sentimento de decepção, pois caso o cliente se sinta decepcionado ele fará a ligação desse sentimento com a sua marca.

Foque na experiência

Com o avanço da tecnologia o nível de exigência dos consumidores também aumentou, já que atualmente, o perfil do consumidor é muito mais interativo, contrastando com perfil passivo que era mais comum antes da popularização da internet. Nesse novo cenário o cliente não busca apenas consumir o que está sendo oferecido, toda a experiência que envolve o produto e/ou serviço, por exemplo, quando pedimos um transporte por aplicativo, além da necessidade básica de locomoção, experimentamos a experiência de conforto, segurança, rapidez etc. Tendo esse conceito em vista, quando for divulgar o seu produto e/ou serviço leve em consideração que o principal é a experiência que os clientes terão.

Mostre que se preocupa com o bem-estar dos seus consumidores

Mostre para seus clientes que está preocupado com o seu bem-estar. Ofereça benefícios para os clientes que já consomem a sua marca. Por exemplo, para uma empresa que comercializa eletrônicos pode ser oferecido de forma gratuita um plano de assistência desse mesmo eletrônico. Busque oferecer alguma vantagem para esse cliente mostrando que a sua marca se preocupa em atender as suas necessidades.

Ações de marketing

Promova ações de marketing para chamar a atenção dos seus clientes. Realize promoções, sorteios, ofereça brindes, descontos, entre outras possibilidades que farão com que os seus clientes saibam que não foram esquecidos e a sua marca preza por manter esse relacionamento.