De acordo com informações disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, aproximadamente R$ 9,2 bilhões referentes ao saque extraordinário do FGTS ainda não haviam sido movimentados até o início de agosto. Apesar disso, os trabalhadores que possuem saldo na conta do Fundo de Garantia ainda podem resgatar os recursos até o dia 15 de dezembro.
“O valor do saque é de até R$ 1 mil por trabalhador, considerando a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA em nome dos trabalhadores”, explica a Caixa.
Vale lembrar que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS como, por exemplo, garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário.
Além disso, o saque é facultativo, ou seja, os cidadãos que não tiverem interesse em realizar o saque extraordinário podem solicitar a devolução dos recursos para a conta do FGTS. No entanto, essa solicitação não é obrigatória, já que os valores não movimentados até dezembro devem voltar devidamente corrigidos para a conta após o término do prazo.
Como já dito anteriormente, todos os trabalhadores que possuem contas no FGTS com saldo positivo têm direito a essa modalidade de saque e o crédito dos recursos é automático. Apesar disso, no caso dos trabalhadores onde os valores não foram creditados automaticamente, será necessário solicitar a liberação.
Para isso, é possível consultar a situação da conta do trabalhador e saber quem tem direito ao saque por meio do site ou nas agências da Caixa, bem como no aplicativo FGTS. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS.
Se tudo estiver certo, os trabalhadores receberão do dinheiro na conta poupança social digital. Desta forma, é possível pagar contas e boletos. Além disso, os cidadãos podem fazer compras em farmácias, supermercados e diversos outros estabelecimentos comerciais utilizando o cartão de débito virtual ou QR Code.
Apesar da facilidade de utilizar os recursos por meio do aplicativo, também é possível sacar o dinheiro em terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Outra forma de movimentar o dinheiro é enviar para outras contas bancárias por meio do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil.
O aplicativo Caixa TEM foi criado em 2020 com o objetivo de atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Atualmente, o App vem sendo utilizado também para o pagamento de outros benefícios sociais como o Auxílio Brasil, Vale-Gás e o saque extraordinário do FGTS.
Para movimentar os recursos do FGTS, antes de mais nada é preciso fazer login no aplicativo. Isso significa que será preciso fornecer alguns dados como o CPF e uma senha numérica. A senha é cadastrada na primeira vez que o cidadão utiliza o aplicativo. Em seguida, será preciso confirmar o número do celular com o código enviado via SMS. Para isso, basta digitar o código recebido por SMS no aplicativo. Desta forma, os trabalhadores podem utilizar os serviços do Caixa TEM.