O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que atuam com a carteira assinada. A poupança é criada com depósitos mensais realizados pelo empregador, equivalentes a 8% do salário do colaborador. Desse modo, toda vez que o cidadão é contratado sob a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), uma nova conta é aberta em seu nome no FGTS.
No entanto, apesar de todo saldo depositado no FGTS ser de propriedade do trabalhador, ele não pode ser sacado em qualquer momento. Conforme a lei que regula o Fundo de Garantia, o saque somente pode ser feito em situações específicas, a exemplo da demissão sem justa causa. Veja a seguir mais 17 casos em que é possível resgatar os valores guardados do FGTS:
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.