O atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, informou na última terça-feira (22) que o governo federal tem estudado a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que a população possa quitar dívidas.
“Podemos mobilizar recursos do FGTS porque são fundos privados de pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldades. Às vezes, a pessoa está devendo dinheiro no banco e é credor no FGTS. Por que ele não pode sacar isso e liquidar a dívida no outro lado, no outro banco?”, disse o ministro.
O FGTS é um direito dos trabalhadores que atuam sob o regime CLT e atualmente só pode ser sacado mediante algumas condições específicas, como demissões sem justa causa, compra da casa própria ou aposentadoria. Veja também algumas outras situações onde é possível sacar o saldo do FGTS:
A consulta do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser feita totalmente online, por meio do App FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal (exclusivo para correntistas da instituição bancária). O aplicativo está disponível para aparelhos Android e IOS e podem ser baixados no Google Play ou Apple Store.
Para acessar o aplicativo é necessário fazer um cadastro informando o CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail do usuário. Também será preciso cadastrar uma senha de acesso que contenha seis dígitos numéricos, essa senha será utilizada toda vez que o trabalhador acessar o aplicativo do Fundo de Garantia. No App FGTS os trabalhadores podem consultar saldos e extratos, bem como realizar saques de valores já liberados.
Se por algum motivo o trabalhador não conseguir acessar o aplicativo para consulta do FGTS, é possível entrar em contato com a Caixa pelos números 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).