O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi liberado em caráter de emergência em 2020, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, e estima-se sua liberação emergencial em 2021. Sendo assim, na ocasião, foi liberado um valor de R$ 37,8 bilhões de reais para mais de 60 milhões de brasileiros.
No entanto, por conta da continuidade da situação causada pela pandemia, muitas pessoas querem saber. Afinal, o FGTS Emergencial (como ficou conhecida essa liberação) será disponibilizado em 2021?
Os órgãos oficiais do Governo não informam com exatidão, porém, há informações não oficiais de que o governo fará novamente a liberação do FGTS, já chamada de “nova rodada do FGTS emergencial”, a partir de junho de 2021.
Sendo assim, segundo técnicos da equipe do governo, essa nova liberação do FGTS emergencial não comprometeria as reservas do governo, o que facilitaria a liberação para junho de 2021.
Se seguir os moldes de 2020, as pessoas que possuam saldo na conta do FGTS que não ultrapasse um salário mínimo, poderão realizar o saque, independentemente se o valor estiver em uma conta ativa ou inativa.
Lembrando que em 2020 o valor referente ao FGTS emergencial foi liberado em uma conta poupança social digital da Caixa, facilitando operações e gerenciamento através do aplicativo Caixa Tem.
Todavia, é importante que o trabalhador se atente às informações oficiais do governo quanto a liberação do FGTS Emergencial 2021. Uma vez que podem haver novas regras.
Importante ressaltar que o FGTS Emergencial 2021 pode ser liberado, porém, estima-se que dessa vez sejam beneficiados outros grupos econômicos. Uma vez que a população de baixa renda já sacou o valor em 2020. Sendo assim, o valor que pode ser disponibilizado atualmente pode ser muito baixo.
Todavia, é importante se atentar a essa liberação e fazer uso desse benefício. Uma vez que o FGTS é um fundo que visa amparar o trabalhador.
Atente-se aos sites oficiais do governo e da Caixa Econômica Federal, que é a instituição agente pagadora desse benefício.
Pois são muitos os golpes existentes a partir dessas especulações. Por isso, não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. A caixa econômica federal disponibiliza o número de telefone 0800 726 0207 para atendimento ao cidadão.