O trabalhador que atua com a carteira assinada pode sacar até R$ 1 mil de suas contas vinculadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com o Ministério de Trabalho e Previdência, cerca de 42 milhões de pessoas foram beneficiadas.
O FGTS é criado com depósitos mensais realizados pelo empregador. Em suma, o crédito deve corresponder a 8% do salário pago ao funcionário. Além disso, a cada novo contrato, uma nova conta é aberta para o trabalhador no FGTS.
Assim, devido à crise econômica, o Governo Federal permitiu que os trabalhadores pudessem fazer um saque extraordinário do saldo disponível no Fundo de Garantia. Os depósitos ocorreram entre os meses de abril e junho deste ano.
Neste sentido, os trabalhadores que querem sacar os valores podem acessar a sua conta do Caixa Tem – aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Pela plataforma é possível movimentar os recursos facilmente pelos serviços oferecidos.
De todo modo, existem outras formas de acessar o dinheiro do Fundo de Garantia, lembrando que cada um delas é prevista por lei.