A partir desta semana, o Governo Federal começará o processo de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pouco mais de 42 milhões de brasileiros. A maioria dessas pessoas receberá o saldo de forma automática na conta do Caixa Tem. Os depósitos começam no dia 20 de abril.
O Governo Federal explica que respeitará a divisão das datas de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador. Nesta semana, por exemplo, apenas um grupo de usuários conseguiu ter acesso ao saldo. Tratam-se dos trabalhadores que nasceram no mês de janeiro. Eles receberão o dinheiro de forma automática.
Entretanto, a própria Caixa Econômica Federal explica que há situações em que o cidadão não receberá a quantia na data indicada. Para os casos em questão, será importante que o usuário entre no app oficial do próprio FGTS e realize a solicitação do dinheiro. Assim, a quantia cairá na conta da mesma forma, só que com algum atraso.
Vale lembrar ainda que nem todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao benefício do FGTS. De acordo com as informações oficiais, é preciso realizar uma consulta ao site oficial do próprio FGTS para confirmar se há algum saldo disponível referente a algum trabalho que o cidadão tenha realizado no passado.
Para a grande maioria dos cidadãos, no entanto, não será preciso realizar nenhum tipo de solicitação. O dinheiro cairá na conta dos usuários de forma automática. Essa é uma informação importante sobretudo porque quadrilhas se aproveitam deste momento para enviar falsos formulários de solicitação para possíveis vítimas
De acordo com informações do próprio Governo Federal, o depósito desta semana do FGTS deverá acontecer na conta poupança social digital, que pode ser movimentada através do sistema do Caixa Tem.
Os depósitos serão feitos entre os dias 20 de abril e 15 de junho deste ano. Assim, a expectativa é de que todos os trabalhadores recebam o saldo em suas contas até o prazo final. Nesta semana, apenas quem nasceu em janeiro poderá receber.
Quando o dinheiro cair no Caixa Tem, o cidadão poderá realizar uma série de atividades como transferência do saldo e pagamento de contas através de boletos ou mesmo código de barras de cobranças.
Segundo o Governo Federal, têm direito ao FGTS os trabalhadores que trabalharam em algum período da vida com empresas formais regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É a famosa carteira assinada.
Também podem receber os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e até mesmo atletas profissionais. Todos eles, no entanto, precisam verificar se há algum saldo em suas contas.
Quem tem algum dinheiro disponível para depósito mas mesmo assim não quer receber o montante agora, pode informar a decisão de não receber através do app do próprio FGTS. A outra opção é simplesmente não mexer na quantia. Logo depois de alguns meses, ela voltará automaticamente para os cofres públicos.